O que e a inflamacao da mucosa nasal?

O que é a inflamação da mucosa nasal?

Rinite é a inflamação da mucosa nasal, com consequente congestão nasal, rinorreia e diversos sintomas associados, dependendo da etiologia (p. ex., prurido, espirros, rinorreia aquosa ou purulenta, anosmia). A rinite é classificada como alérgica ou não alérgica.

Quais as fossas nasais?

As fossas nasais, também conhecidas como cavidades nasais, são duas cavidades paralelas que vão das narinas até à faringe e estão separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa, terminando na faringe.

Qual a diferença entre nariz e fossas nasais?

O nariz é uma saliência volumosa, localizada na linha média do rosto. As fossas nasais são duas cavidades, uma direita e uma esquerda, formadas por vários ossos do crânio e da face, que se comunicam com o meio exterior pelas narinas e com a faringe pela sua região posterior.

Onde fica a mucosa do nariz?

LEIA TAMBÉM:   Qual a Complicacao mais frequente da varicela?

A mucosa nasal é classificada pela sua constituição celular e aspecto visual em: Mucosa vermelha: É a parte inferior, mais próxima à entrada das fossas nasais. Ela contém capilares sanguíneos abundantes para aquecer o ar que inalamos. Reveste as duas primeiras regiões das fossas nasais: vestíbulo e área respiratória.

Qual é a função da mucosa nasal?

A mucosa nasal tem diversas funções, como a de humidificar, aquecer e reter as impurezas do ar que respiramos. Nos casos de secura da mucosa nasal, a utilização de um produto intranasal adequado ajuda a hidratar, proteger e reparar a mucosa de uma forma segura e eficaz.

Que importância tem a forma das narinas?

O ar entra no trato respiratório através das narinas que são duas aberturas no nariz logo após flui pelas cavidades nasais, revestidas por mucosa respiratória e divididas pelo septo nasal. Por exemplo, suínos possuem narinas em formato redondo para maior apuração do olfato.

Qual é a função do muco nas cavidades nasais?

Na entrada do nariz, há pelos que retêm partículas pequenas como germes e esporos. As que são ainda menores acabam barradas pelo muco que reveste as narinas. Em seguida, são varridas por pelinhos minúsculos, os cílios, para a região da garganta.