O que é a infância?

Infância é o período de crescimento que vai do nascimento à puberdade, ou seja, do zero aos doze anos de idade. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, considera-se como criança a pessoa com até doze anos incompletos, enquanto que entre os doze e dezoito anos encontra-se a adolescência.

O que falar sobre a infância?

Falar sobre a infância é falar sobre algo indecifrável, enigmático. Talvez seria correto dizer que é a fase da vida onde somos crianças e por onde se inicia nosso aprendizado e nossas descobertas. A da criança caracterizada como inocente, o que segundo Rousseau seria a criança imersa na inocência e na pureza.

O que é a infância artigo?

Segundo o dicionário Aurélio, a infância é definida como um “período de crescimento do ser humano, que vai do nascimento até a puberdade”. A criança, no mesmo dicionário, é definida como um “ser humano de pouca idade” (Ferreira, 2004). Etimologicamente, o termo ‘infância”, em latim in-fans, significa sem linguagem.

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Que categorias estão presentes na determinação das diferentes concepções de infância?

As concepções sobre criança e infância são construções sociais, históricas e culturais que se consolidam nos diferentes contextos nos quais são produzidas e a partir de múltiplas variáveis como etnia, classe social, gênero e condições socioeconômicas das quais as crianças fazem parte.

Porque a infância é importante para o mundo?

Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da criança, uma vez que 90\% das conexões cerebrais ocorrem até os seis anos de idade. Intervenções na primeira infância podem ter efeitos sobre a capacidade intelectual, a personalidade e o comportamento social futuros.

Porque usamos o termo infâncias e não infância?

Em vez de falar de infância, as Unidades Sociais Maristas tratam das infâncias, no plural. ​​​​​Em vez de falar de infância, as Unidades Sociais Maristas tratam das infâncias, no plural. Isso porque acreditamos que todo indivíduo é único, independentemente dos anos vividos.

Quais são as concepções de educação infantil?

Podemos dizer que as concepções de educação infantil perpassam de assistencialista para uma função global, entretanto não se evidenciam numa linearidade, mas que convivem paralelamente nas compreensões e práticas dos sujeitos da educação para criança pequena de modo particular.

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Quais a S concepções de infância de acordo com estudos de Phelippe Áries qual era o papel naquela época das escolas *?

Foi possível constatarmos que a criança era tida como uma espécie de instrumento de manipulação ideológica dos adultos e, a partir do momento em que elas apresentavam independência física, eram logo inseridas no mundo adulto. A criança não passava pelos estágios da infância estabelecidos pela sociedade atual.

Qual foi a proposta do antropólogo para as crianças?

A CRIANÇA ATUANTE NO CONTEXTO SOCIAL Um dos princípios que ‘marca’ os estudos da Antropologia da Criança é a necessidade em rever o modo de lidar com os temas de socialização e de infância. Este princípio como salienta Cohn (2002, p.