O que e a evolucao convergente?

O que é a evolução convergente?

Tipo de evolução que ocorre quando pressões seletivas semelhantes originam adaptações semelhantes em grupos taxonómicos não relacionados. As estruturas análogas, como a asa de um inseto e de uma ave, têm origem embriológica diferente e, anatomicamente diferentes, desempenham função idêntica.

O que é evolução convergente exemplos?

Asas de morcego e aves: exemplo de evolução convergente Um excelente exemplo de convergência evolutiva é o das asas dos morcegos e aves. Ambas as asas desempenham a mesma função, ou seja, o voo, porém, possuem origens evolutivas diferentes. Aves, répteis e mamíferos têm um ancestral comum que viveu há milhões de anos.

O que é evolução filogenética?

Filogenia é a história evolutiva de uma espécie ou de um grupo de espécies. Quando estudamos evolução, percebemos que a representação das linhagens se assemelha a uma árvore, sendo encontrada, na raiz, a linhagem mais ancestral e, nas pontas, os descendentes desse ancestral. …

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha um eletricista na Irlanda?

O que é uma adaptação convergente?

Introdução. A convergência evolutiva, também chamada de evolução convergente, é um processo evolutivo em que indivíduos, sem grau de parentesco próximo, mas que vivem em condições ambientais parecidas, apresentam estruturas morfológicas, fisiológicas e até comportamentais semelhantes.

O que é convergência evolutiva e homologia?

Homologias apresentam a mesma origem ontogenética e filogenética, já as analogias apresentam a mesma função mas não estão relacionadas evolutivamente. Um exemplo famoso de convergência evolutiva é a forma do corpo de golfinhos, ictiossauros e peixes. Todos são animais marinhos dotados de nadadeiras e barbatanas.

Qual o conceito de convergência?

1. Disposição de linhas, raios luminosos ou eléctricos que se dirigem para o mesmo ponto. 2. [Figurado] Tendência de várias coisas para se fixarem num ponto ou se identificarem.

Evolução convergente ou convergência evolutiva é o nome dado ao fenômeno evolutivo por meio do qual uma característica semelhante surge independentemente em duas espécies não relacionadas, ou seja, que não possuem um ancestral comum direto de quem poderiam herdar tal característica.

LEIA TAMBÉM:   Qual a diferenca entre maconha e droga?

O que é evolução convergente e divergente?

A evolução divergente é a mais conhecida e envolve uma espécie que eventualmente se separa em duas. O segundo tipo de evolução – e geralmente o mais difícil de entender – é a evolução convergente. Este tipo explica como duas ou mais espécies podem desenvolver características semelhantes em tipos separados de ambientes.

O que é convergência evolutiva de exemplos?

Convergência evolutiva ou evolução convergente é um fenômeno evolutivo observado em seres vivos quando estes desenvolvem características semelhantes de origens diferentes. Um exemplo famoso de convergência evolutiva é a forma do corpo de golfinhos, ictiossauros e peixes.

O que caracteriza a evolução divergente?

Evolução divergente ou divergência evolutiva ocorre quando duas ou mais características biológicas têm uma origem evolutiva comum, divergindo porém ao longo da sua história evolutiva. Isto também é conhecido como adaptação ou evolução adaptativa.

Qual a definição de evolução convergente?

Definição de Evolução Convergente. Evolução convergente é o processo no qual organismos que não estão intimamente relacionados desenvolvem independentemente características semelhantes. As adaptações podem assumir a forma de formas corporais semelhantes, cores, órgãos e outras adaptações que compõem o fenótipo do organismo.

LEIA TAMBÉM:   Qual o melhor colchao embalado a vacuo?

Quais são as características semelhantes de convergência evolutiva?

Características semelhantes resultantes de convergência evolutiva são chamadas de análogas ou de homoplasias (do grego, “ moldado da mesma maneira ”). Este processo é muito comum e pode ser explicado por meio da seleção natural, já que pressões seletivas semelhantes tendem a favorecer adaptações similares.

Qual a evolução de uma ave?

Existem três tipos de evolução: divergente, convergente e paralelo. A evolução divergente é a mais conhecida e envolve uma espécie que eventualmente se separa em duas. Por exemplo, um bando de aves migratórias, caminhando para um clima mais quente, fica dividido em uma tempestade.

Quando ocorre a convergência?

Freqüentemente, a convergência ocorre quando os organismos precisam se adaptar a condições ambientais semelhantes, como na evolução de folhas e espinhos grossos de retenção de água em espécies de cactos e Euphorbia, que são adaptadas para tolerar condições de seca extrema, mas são nativas para continentes separados.