O que e a doutrina socialista?

O que é a doutrina socialista?

Socialismo é uma filosofia política, social e econômica que abrange uma gama de sistemas econômicos e sociais caracterizados pela propriedade social dos meios de produção. A propriedade social pode ser pública, coletiva, cooperativa ou patrimonial.

Como o capitalismo é descrito pelos socialistas?

O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro.

Quais são os principais autores que formularam a doutrina socialista?

Marx e Engels formularam teorias abordando a maneira prática de alcançar e gerenciar um sistema socialista, que eles acreditavam ser possível apenas através do controle comum daqueles que produzem riquezas na sociedade, os trabalhadores ou proletariado, sobre suas ferramentas de trabalho, as maneiras de produzir …

LEIA TAMBÉM:   O que mudou no Imposto de Renda para 2020?

Como os socialistas acreditavam na mudança da sociedade?

Os socialistas utópicos acreditavam na mudança da sociedade por meio da igualdade social e harmonia entre as pessoas, sem que fosse necessária a luta de classes (burguesia e proletariado). Os pensadores desse modelo estiveram apoiados nos ideais iluministas, cujo progresso seria alcançado pela razão e pelos interesses em comum.

Por que o capitalismo tem consequências para a sociedade?

Schumpeter nos faz ver o capitalismo como “um processo histórico e econômico que não tem crescimento contínuo, o que seria desejável, mas um crescimento bastante volátil, e que, em última análise, tem consequências para a sociedade em termos de, por exemplo, desemprego”.

Por que os socialistas utópicos acreditavam na transformação social?

Os socialistas utópicos acreditavam na capacidade transformadora do homem, cujas vontades e paixões eram o combustível necessário à transformação social. Defendiam a abolição da propriedade privada e a instauração de sociedades igualitárias, em que vigorasse a justiça.

Quem foi o principal criador da teoria socialista?

Entretanto, o principal elaborador da teoria socialista, que inclusive acabou ganhando também o seu nome, foi o alemão Karl Marx, juntamente com Friedrich Engels, co-autor de grande parte de sua obra.