O que e a cura do cimento?

O que é a cura do cimento?

A cura do concreto é a técnica que visa à hidratação do concreto com o objetivo de diminuir os efeitos da evaporação prematura da água na estrutura concretada. E, como consequência, o surgimento de fissuras e trincas. Hidratação é a reação entre cimento e água que dá origem às características de pega e endurecimento.

O que é o processo de carbonatação?

A carbonatação do concreto é uma patologia desencadeada a partir de um composto químico comum nas grandes cidades. O processo costuma ocorrer em túneis e viadutos, por exemplo, e decorre de fissuras que permitem a entrada de água no interior do concreto armado.

O que é cura térmica?

A cura térmica é uma alternativa, pois é utilizada para acelerar a resistência mecânica inicial do concreto. Esse beneficio imediato é acompanhado por uma redução na resistência final comparativamente à cura normal em câmara úmida. Esta redução é atribuída ao desenvolvimento de uma microestrutura modificada.

LEIA TAMBÉM:   Como surgiu a hidroponia no Brasil?

O que é cura química do concreto?

A cura química é a aplicação de produto, por aspersão, na superfície do concreto. A substância, que tem a função de impedir a evaporação da água, pode ser fabricada a partir de WAX, ceras, parafinas, PVA, acrílicos, estirenos, entre outros elementos.

Como fazer a cura do cimento?

A cura do concreto consiste em molhar, ao longo de 7 dias, o concreto já endurecido, para que ele não perca a sua umidade. O concreto possui água na sua composição não só porque precisa ser viscoso para a aplicação, mas também porque reações químicas acontecem entre água e o cimento, o que o torna firme e resistente.

Porque molhar o cimento?

Para realizar a cura, é preciso molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo durante pelo menos os primeiros sete dias. O fator mais importante na cura do concreto é promover uma ação que garanta água suficiente para que todo o processo de reação química do cimento se complete.

Qual produto usamos para identificar o processo de carbonatação do concreto?

Ensaio de Fenolftaleína para detectar Carbonatação no Concreto.

LEIA TAMBÉM:   O que quer dizer 5-1?

Como é feita a cura termica do concreto?

Cura térmica Essa técnica objetiva alcançar elevadas resistências a baixas idades e para isso a peça de concreto é submetida a altas temperaturas. Essa temperatura acelera a reação de hidratação e ao mesmo tempo mantém a água durante a hidratação.

O que é a cura do concreto e qual sua importância?

Cura é o nome que se dá ao procedimento adotado para impedir que a água da mistura utilizada no concreto evapore rapidamente. Essa água é essencial para evitar fissuras e proporcionar a resistência necessária à estrutura.

Qual o objetivo da cura do concreto?

Como aplicar cura química?

A cura química deve ser aplicada diretamente no concreto fresco, retardando a perda de água significativa até o endurecimento da superfície. O método forma um filme protetor sobre a região, evitando a evaporação da água e protegendo do acúmulo de pó e sujeira durante o processo de endurecimento do concreto.