O que determina a vida util de uma ferramenta de corte?

O que determina a vida útil de uma ferramenta de corte?

A vida útil de uma ferramenta pode ser definida como o tempo em que trabalha efetivamente, com capacidade normal de corte. O desgaste ocorre porque, durante a usinagem, as ferramentas estão sujeitas a aplicações mecânicas e térmicas, além do atrito com o cavaco e com a superfície da peça.

Como calcular vida útil de ferramenta?

A equação para o modelo básico de Taylor é vc* Tm = CT, onde vC é a velocidade de corte, T é a vida da ferramenta e m e CT são constantes, com CT representando a velocidade de corte que resultaria em uma vida da ferramenta de um minuto.

Quais as causas do desgaste de uma ferramenta de corte?

LEIA TAMBÉM:   Pode fumar maconha em Cruzeiro?

O motivo do desgaste está na combinação de altas temperaturas de usinagem e fortes carregamentos mecânicos. O desgaste de flanco ocorre na superfície de folga da ferramenta, causado pelo contato entre a ferramenta e a peça. É o tipo mais comum de desgaste.

Quais os critérios são determinantes para definir o fim da vida útil de uma ferramenta de corte?

Diniz et al (2001), estabelece alguns fatores que determinam até quando uma ferramenta deve ser substituída e que podem ser utilizados como uma referência para o fim de vida de uma ferramenta: valores elevados de desgastes podendo levar à quebra da ferramenta; temperaturas excessivas atingidas pela ferramenta; as …

Qual a definição de vida da ferramenta na usinagem?

Vida da ferramenta é o tempo que ela trabalha efetivamente (deduzido os tempos passivos) até perder a sua capacidade de corte, dentro de um critério previamente estabelecido. Atingido esse tempo, a ferramenta deve ser reafiada ou substituída.

O que é vida de uma ferramenta?

Vida da ferramenta é o tempo que ela trabalha efetivamente (deduzido os tempos passivos) até perder a sua capacidade de corte, dentro de um critério previamente estabelecido. ex.: na furação, é comum adotar o número de furos ou o comprimento perfurado com indicadores da vida da ferramenta.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os fatores que impedem a conservacao dos documentos?

Qual é a diferença entre formas de desgastes e mecanismos de desgastes?

Desgaste é definido como o processo no qual ocorre dano superficial causado por uma interação mecânica com outra superfície, corpo ou fluido. Nesta interação atuam os chamados mecanismos de desgaste, que envolvem uma série de fenômenos físicos e químicos.

Como evitar a deformação plástica da aresta de corte?

A deformação plástica acontece quando o material da ferramenta de corte é macio e a temperatura de corte for muito alta para uma determinada classe. Em geral, classes mais duras e coberturas mais espessas melhoram a resistência ao desgaste por deformação plástica.

São considerados mecanismos de desgaste em ferramentas de corte?

Mecanismo de desgaste da ferramenta de corte

  • Deformação plástica superficial por cisalhamento a altas temperaturas.
  • Deformação plástica da aresta de corte sob altas tensões de compressão.
  • Desgaste difuso.
  • Desgaste por aderência e arrastamento.
  • Desgaste abrasivo.
  • Desgaste de entalhe.
  • REFERÊNCIAS.

Quais são os mecanismos de desgastes de ferramenta na sua opnião como ocorrem?

Os mecanismos de desgaste das ferramentas cerâmicas são complexos e geralmente influenciados por: difusão, lascamento, abrasão na superfície de flanco, adesão na superfície de saída, abrandamento térmico, fratura catastrófica, cratera e desgaste de entalhe no flanco e na aresta secundária.

LEIA TAMBÉM:   Qual o direito do parceiro a morar juntos?

Qual o melhor critério para determinação do fim de vida da ferramenta?

ex.: na furação, é comum adotar o número de furos ou o comprimento perfurado com indicadores da vida da ferramenta. O degaste de flanco (VB) é o critério mais utilizado, pois ele é intrínseco ao processo de usinagem com geometria definida.