O que determina a maneira como o ônus tributario se divide entre compradores e vendedores por que?

O que determina a maneira como o ônus tributário se divide entre compradores e vendedores por quê?

O que determina a maneira como o ônus tributário se divide entre compradores e vendedores? O fator que determina a distribuição do ônus tributário é a inclinação das curvas de oferta e demanda. Portanto, o ônus de um imposto recai mais pesadamente sobre o lado menos elástico do mercado.

Qual é a principal fonte que faz um mercado ser monopolista ou seja que tenha apenas uma empresa?

Monopólio. Uma estrutura de mercado monopolista apresenta três características principais: uma única empresa produtora do bem ou serviço, não há produtos substitutos próximos, existem barreiras à entrada de firmas concorrentes.

LEIA TAMBÉM:   Como usar o po de Agar-agar?

Como é que a tributação sobre um bem afeta o preço pago pelos compradores?

Um imposto coloca uma cunha entre o preço pago pelos consumidores e o preço recebido pelos vendedores. A diferença colocada entre os dois preços determina que a quantidade vendida cai abaixo da quantidade de equilíbrio sem a existência da imposto. O tamanho do mercado para o bem diminui.

O que caracteriza um mercado monopolista?

A concorrência monopolista é um tipo de concorrência imperfeita. No mercado monopolista, as organização apresentam um poder que tem como resultado a persuasão do cliente. Assim, o produto particular, por ser diferenciado dos outros concorrentes, pode apresentar uma diferença de preço expressiva.

Por que o monopólio pode acontecer?

A existência de um monopólio pode acontecer por diferentes fatores. Um dos tipos é o monopólio natural em que nenhuma outra empresa tem interesse em entrar no mercado para oferecer determinado produto.

Quais são os exemplos de competição monopolista?

Podemos ver exemplos de competição monopolista em vários segmentos: Indústria farmacêutica: Novartis e Eurofarma. Indústria automobilística: Honda, Fiat, Renault, BMW, Ford, Mercedes Benz, GM Toyota e Jeep; Indústria alimentícia: Nestlé e Sadia

LEIA TAMBÉM:   Porque o tambor da secadora nao gira?

Quais os benefícios da Concorrência Monopolista?

Portanto, a concorrência monopolista traz benefícios para alguns, no entanto, na maior parte das vezes, malefícios para outros. Seja para o consumidor, que se vê sem opções de preço, por exemplo, ou para as empresas de menor poder, que acabam sem poder concorrer de forma saudável com melhores condições.

Qual o poder de monopólio de uma empresa?

Na empresa que detêm um poder de monopólio, a média de custos para produzir é decrescente conforme aumenta a sua produção. Com um custo bem mais reduzido, a organização consegue aumentar o seu estoque com mais investimentos, sem comprometer as suas receitas, e comandar o mercado.