O que destroi a camada de ozônio?

O que destrói a camada de ozônio?

Diversas substâncias químicas acabam destruindo o ozônio quando reagem com ele. A lista negra dos produtos danosos à camada de ozônio inclui os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.

O que mais prejudica a camada de ozônio?

Os principais gases que destroem a camada de ozônio são o tetracloreto de carbono (CTC), brometo de metila, halon, clorofluorcarbono (CFC) e hidrofluorcarbono (HCFC).

Que substâncias prejudicam a camada de ozônio?

Quais são as Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio – SDOs? As SDOs são compostas pelas seguintes substâncias: clorofluorcarbonos (CFCs), hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), halons, brometo de metila, tetracloreto de carbono (CTC), metilclorofórmio e hidrobromofluorcarbonos (HBFCs).

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as novas regras do judô?

O que os CFCs causam?

Os CFCs eram facilmente encontrados em sprays aerossóis, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, equipamentos contra incêndio e solventes. A produção do CFC-11 é duplamente nociva: além de aumentar o buraco na camada que nos protege dos raios UV-B, ela contribuiu para o aquecimento global.

Quais as consequências da camada de ozônio para o meio ambiente e para a saúde?

Sem a proteção da camada de ozônio, teríamos uma diminuição na taxa de crescimento das plantas, que fariam menos fotossíntese. Os raios ultravioletas também prejudicam o desenvolvimento de organismos aquáticos e reduz a produtividade do fitoplâncton.

Por que a camada de ozônio é importante para o desenvolvimento de vida na Terra qual composto é o principal responsável pela sua diminuição?

A camada de ozônio está sendo prejudicada pela existência de gases que entram em contato com os raios UV e com eles acabam reagindo, diminuindo a quantidade de gases ozônio na atmosfera terrestre. São várias substâncias, como: Óxido nítrico (NO) Dióxido de carbono (CO2)

Qual é o gás que destrói a camada de ozônio?

Os principais causadores da destruição da camada de ozônio são produtos químicos como halon, tetracloreto de carbono (CTC), hidrofluorcarbono (HCFC), CFC (clorofluorcarbono) e brometo de metila.

LEIA TAMBÉM:   O que e vencimento do servidor publico?

O que é e quais as consequências do efeito estufa?

O efeito estufa é um fenômeno causado por gases (principalmente gás carbônico, clorofluorcarboneto, metano e óxido nitroso) que estão presentes na atmosfera desde a formação da Terra, há cerca de 4 bilhões de anos. Sem esses gases, a vida só seria viável para micróbios em regiões aquecidas por fontes geotermais.

O que pode causar o efeito estufa?

Entre as principais consequências do efeito estufa, estão: Derretimento das calotas polares e aumento do nível do mar. Inundações nas latitudes do norte e no Pacífico Equatorial. Extinção de espécies e danos irreparáveis a diversos ecossistemas. Escassez de água em algumas regiões.

O que são os gases CFCs o que eles causam a atmosfera?

Clorofluorcarboneto (CFC) é qualquer um de uma classe de compostos de carbono, hidrogênio, cloro e flúor, normalmente gases usados em refrigerantes e propulsores de aerossóis. Eles são nocivos para a camada de ozônio na atmosfera da terra devido à liberação de átomos de cloro na exposição à radiação ultravioleta.

Quais eram as utilizações dos clorofluorcarbonetos e qual o impacto da sua utilização na natureza?

Até a década de 70, esses gases eram muito usados como propelentes de aerossóis de perfumes e inseticidas, como líquidos refrigerantes em geladeiras e aparelhos de ar-condicionado, e como gases expansores para a produção de polímeros na forma de espumas.

Há evidências científicas de que substâncias fabricadas pelo homem estão destruindo a camada de ozônio. A lista negra dos produtos danosos à camada de ozônio inclui os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.

Como o cloro destrói a camada de ozônio?

O átomo de Cloro se desprende e rompe o O3 formando ClO e O2. Depois o cloro se desprende do oxigênio e passa a destruir o ozônio, como mostra a equação. Dizemos que essas reações são catalíticas, devido ao fato de que aceleram a destruição da camada de ozônio.

Quais os principais produtos que destroem a camada de ozônio?

O que podemos fazer para diminuir ou reverter a destruição da camada de ozônio?

Além das ações macros, a sociedade também pode contribuir com ações menores, como: Não comprar produtos eletrônicos e eletrodomésticos que contenham CFC (clorofluorcarbono); evitar o uso de extintores de incêndio com hidrocarboneto halogenados (extremamente nocivo a camada de ozônio); economizar energia; reduzir a …

Qual é a causa do efeito estufa?

A principal causa do efeito estufa é a industrialização. Devido a esse processo, a queima de combustíveis de origem fóssil se intensificou nos últimos séculos. Os principais produtos da reação de combustão desses reagentes são os gases citados anteriormente como os principais para o efeito estufa.

Como a camada de ozônio está sendo destruída?

A destruição da Camada de Ozônio acontece devido, principalmente, à emissão de clorofluorcarbonos (CFCs), através de um processo catalítico onde o cloro causa a destruição de milhares de moléculas de ozônio.

https://www.youtube.com/watch?v=W62qyq_3NUs