O que constitui a epiderme?

O que constitui a epiderme?

É a camada mais superficial da pele, constituída de epitélio pavimentoso estratificado queratinizado (queratinócitos) e possui 5 camadas: camada basal, camada espinhosa, camada granulosa, camada lúcida e camada córnea.

Tem fibroblastos na epiderme?

Esta camada contém fibroblastos, macrófagos e outras células do tecido conjuntivo. Possui também, muitos capilares que regulam a temperatura corporal e nutrem as células da epiderme avascular (Guirro e Guirro, 2004). Elas incluem fibroblastos, mastócitos, linfócitos e macrófagos (Junqueira e Carneiro, 2004).

O que é a epiderme e derme?

A pele dos vertebrados é formada por dois tecidos distintos, firmemente unidos entre si. O tecido mais externo, epitelial, é a epiderme. O mais interno, conjuntivo, é a derme.

Porque a hipoderme não faz parte da pele?

A hipoderme não é mais considerada uma camada da pele, isso porque ela fica embaixo da pele, dando sustentação e suporte para toda a derme e a epiderme. A hipoderme tem como principal função armazenar energia, regular a temperatura e absorver o impacto.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o objetivo da CRM?

Qual tecido é formado a epiderme?

tecido epitelial
A epiderme é a camada mais externa, sendo formada por tecido epitelial. A epiderme é formada por cinco camadas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo. A camada mais externa é o extrato córneo, que é constituído por células mortas ricas em queratina.

Quais os componentes sensoriais que existem na derme?

Na derme também existem vasos linfáticos, glândulas, folículos capilares e nervos que proporcionam a sensação do toque, dor, pressão e temperatura. A quantidade de terminações nervosas na derme variam conforme a região do corpo, por isso, algumas áreas são mais sensíveis do que outras.

O que é a derme papilar?

A derme é constituída de duas regiões distintas que são: a papilar que é a camada mais superficial e a reticular, mais profunda. A região papilar está localizada logo abaixo das papilas dérmicas, é constituída por tecido conjuntivo frouxo. A região reticular é constituída de tecido conjuntivo denso não modelado.

O que é a pele Delgada?

A pele fina (ou delgada) é a pele do restante do corpo. Tem uma epiderme com poucas camadas celulares e uma camada de queratina delgada. Figura 11.1 – Corte de pele grossa, onde são observadas a epiderme, de epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, e parte da derme, de tecido conjuntivo.

LEIA TAMBÉM:   Qual a probabilidade de um casal cujo pai e heterozigoto normal e a mae homozigoto para os genes recessivo que causa o albinismo ter um filho normal?

Onde fica a epiderme e a derme?

A derme é a camada intermediária da pele, localizada entre a epiderme e a hipoderme. Ela é formada por tecido conjuntivo e apresenta-se mais elástica e firme, devido à presença de colágeno e elastina. Camada papilar: Localizada abaixo da epiderme, com papilas que aumentam a aderência entre a derme e a epiderme.

Quais são as três camadas da pele e quais suas características?

A pele consiste em três camadas: epiderme, derme e hipoderme (subcutânea). A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactérias e da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas de células chamadas queratinócitos.

Quais são os tipos de hipoderme?

Os principais tecidos que formam a hipoderme são o adiposo e o conjuntivo frouxo vascularizado. As principais células da hipoderme são os adipócitos, responsáveis por produzir e acumular gordura.

Quais os tipos de tecidos que constituem a pele?

Consiste de três camadas principais : a epiderme, a derme e a hipoderme (camada subcutânea). Cada uma delas é composta por várias sub-camadas. Os apêndices da pele, tais como folículos pilosos e glândulas sebáceas e sudoríparas, também desempenham uma função global.