O que configura assedio no trabalho?

O que configura assédio no trabalho?

Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.

O que é assédio moral no trabalho por colegas?

Assédio moral é toda conduta praticada pelo empregador, seja ele o chefe ou um superior hierárquico, ou pelos colegas de trabalho que vise a tornar o ambiente de trabalho insuportável, por meio de ações repetitivas que atinjam a moral, a dignidade e a autoestima do trabalhador, sem qualquer motivo que lhe dê causa.

Qual a questão do assédio entre colegas de trabalho?

No entanto, esse tipo de assédio também pode ocorrer entre colegas de trabalho e até mesmo entre os subordinados contra seus superiores. A questão do assédio não está ligada à hierarquia, mas sim à dignidade do trabalhador.

LEIA TAMBÉM:   O que e um encaminhamento medico?

Quem pode ser responsabilizado por assédio moral no ambiente de trabalho?

Assim, ao praticar assédio moral no ambiente de trabalho, o agente causador pode ser responsabilizado pelos danos e também ter seu contrato rescindido por justa causa na empresa, sendo considerado falta grave tal atitude e inaceitável no ordenamento jurídico, a violação ao bem-estar no trabalho.

Quando ocorre o assédio moral nas relações de trabalho?

O sujeito ativo do assédio moral que ocorre nas relações de trabalho geralmente é o superior hierárquico, e quando ocorre dessa forma temos o chamado assédio vertical, porém, o assédio moral pode ocorrer de forma horizontal que é quando o agente ativo acaba sendo os próprios colegas de trabalho que ocupam cargos do mesmo nível hierárquico.

Por que o agressor pratica o assédio horizontal?

No assédio horizontal, o agressor pratica o ato ilícito, em muitas situações por inveja de seu colega de trabalho que se destaca por alguma habilidade e pelo trabalho, podendo vir a obter uma promoção, ou ainda por discriminação sexual, religiosa, ética, política etc. O assediador expõe a vítima a situações de humilhação mediante comentários