O que colocar no campo raca?

O que colocar no campo raça?

O preenchimento do campo denominado raça, cor, etnia deve respeitar o critério de autodeclaração, em conformidade com a classificação utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, observando as seguintes variáveis: branco, preto, pardo, amarelo e indígena.

O que é raça de acordo com a biologia?

Biologia através dos zoólogos consideram as raças sinônimos de subespécies, que se caracterizam através da comprovação de linhagens distintas dentro das espécies animais, comprovadas geneticamente. Na espécie Homo sapiens – que é a espécie humana – se se caracteriza por ter ausência da diferenciação genética.

Quais as raças e etnias?

As raças seriam distinguidas pelas características fenotípicas, como cor da pele, do cabelo e dos olhos. Também pela etnia e o pertencimento a um grupo social. A distinção de grupos étnicos é feito pelas características sociais e culturais de determinado grupo e seu território original. Negros, brancos, latinos, etc.

LEIA TAMBÉM:   Qual a relacao entre teoria e pratica na pesquisa cientifica?

Quais são as cores e raças?

Na atual classificação do IBGE, a respeito do quesito “cor ou raça”, encontram-se as seguintes categorias: brancos, pardos, pretos, amarelos e indígenas. O IBGE verifica a composição brasileira através de um censo realizado a cada 10 anos. A composição por cor ou raça é verificada pela autodeclaração.

O que é raça na sociologia?

Dentre desse contexto, Anthony Giddens descreve o conceito de raça como sendo um “conjunto de relações sociais que permite situar os indivíduos e os grupos e determinar vários atributos ou competências com base em aspectos biologicamente fundamentados”.

Qual a diferença entre os conceitos de raça e etnia?

Esses dois conceitos (raça e etnia) são confundidos inúmeras vezes, mas existem diferenças sutis entre ambos: raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, e etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo.