O que causou o terremoto no Chile em 2010?

O que causou o terremoto no Chile em 2010?

O sismo ocorreu ao longo da fronteira entre a Placa de Nazca e a Placa Sul-Americana, as quais convergem a uma taxa de aproximadamente 8 cm por ano, tendo sido causado por um movimento de subducção da primeira sob a segunda. A costa do Chile é um local de intensa atividade sísmica.

O que causou o terremoto que atingiu o Chile?

Os terremotos no Chile justificam-se pela posição geográfica do território do país, que se situa em uma área de elevada tensão tectônica. A explicação encontra-se na localização do país, que deu o azar de se situar em uma zona de encontro entre duas placas tectônicas, a de Nazca e a Sul-Americana.

Quais as placas na região chilena explique as causas das catástrofes naturais as quais o Chile é submetido e a relação desta com as notícias apresentadas no texto?

O Chile encontra-se em uma região de elevada instabilidade geológica, propiciada pelo choque direto entre duas placas tectônicas: a de Nazca, posicionada sob o Oceano Pacífico, e a Sul-americana, posicionada na América do Sul.

LEIA TAMBÉM:   O que e um governo socialista?

Porque ocorrem abalos sísmicos no Brasil e no Chile em qual dos dois locais costumam ser mais intensos?

No Brasil, os abalos sísmicos ocorrem porque há tensões dentro da placa Sul-americana. Essas tensões resultam em pequenos abalos. No Chile, país que possui uma área de seu território na divisa entre as placas Sul-americana e de Nazca, os abalos sísmicos tendem a ser mais intensos devido ao choque entre as placas.

Qual a magnitude do terremoto de 2010 no Chile?

O território do Chile ocupa uma das áreas mais sísmicas do planeta. Em 2010, ocorreu um terremoto de 8,8 graus de magnitude que provocou inúmeros estragos. Ouvir: Terremoto no Chile. Terremoto de 2010 no Chile

Quais foram as mortes consequência do terremoto do Chile?

De acordo com a Agência Nacional de Emergência do Chile, até o dia 3 de março, foram registradas 800 mortes em consequência do terremoto, sendo a maioria na região de Maule. Aproximadamente 1,5 milhão de residências foram danificadas, pontes e estradas foram destruídas, abalando de forma significativa a infraestrutura do país.

LEIA TAMBÉM:   Como e que eu posso me aposentar mais rapido?

Como desencadeiam os terremotos no Chile?

Tal fenômeno desencadeia terremotos, pois o país localiza-se na borda da placa Sul-Americana. De acordo com o Instituto de Geofísica da Universidade do Chile, o encontro dessas duas placas produz um terremoto de grande magnitude a cada década. Vários terremotos já atingiram o país.

Qual foi o maior terremoto da história chilena?

No dia 22 de maio de 1960, a cidade de Valdívia sofreu com o maior terremoto da história chilena, o sismo teve magnitude de 9,5 graus na escala Richter, deixando 1.655 pessoas mortas e mais de 2 milhões de desabrigados. No dia 27 de fevereiro de 2010, um terremoto de 8,8 graus atingiu o centro-sul do Chile, sendo o maior tremor no país desde 1960.