O que causou a expansao europeia?

O que causou a expansão europeia?

Diversos fatores contribuíram para a expansão marítima europeia. Entre eles: monopólio árabe-italiano no Mediterrâneo que impulsionou a busca de novas rotas marítimas; Outro importante fator que corroborou ainda mais para a expansão marítima europeia foi o Renascimento urbano e comercial.

Quais as causas e fatores que levaram a expansão marítima e comercial?

Os principais fatores da expansão marítima dos séculos XV e XVI e seu contexto histórico. Resposta: – Busca por mercadores consumidores para os produtos manufaturados europeus (principalmente de Portugal e Espanha). – Procura por riquezas (metais preciosos como ouro e prata) para cunhagem de moedas.

Por que a expansão marítima beneficiou os países atlânticos?

A conquista de Constantinopla pelos turcos, em 1453, interrompeu o comércio por terra entre a Europa e a Ásia, obrigando os europeus a buscarem novas rotas comerciais, agora pelo mar. Esse fato beneficiou os países atlânticos e ajudou a deslocar o eixo econômico para a Europa Ocidental.

LEIA TAMBÉM:   Como declarar doacao efetuada no Imposto de Renda 2021?

Como é que explica a expansão europeia?

Pode-se afirmar que os fatores que contribuíram para a expansão são:

  1. O crescimento demográfico, o que exigia mais alimentos e mais matérias-primas para a indústria europeia;
  2. O desejo de produtos exóticos (especiarias);
  3. O desenvolvimento técnico e científico (Bússola, Astrolábio);

O que é a expansão europeia?

A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.

Qual a justificativa para a expansão marítima?

Seus objetivos eram retomar o comércio direto de especiarias, encontrar novas fontes de metais preciosos e converter populações nativas ao cristianismo.

Por que Portugal foi o primeiro país a iniciar a expansão marítima e comercial?

Portugal foi país pioneiro na expansão marítima devido a alguns fatores, incluindo sua centralização “precoce”, já que foi o primeiro a tornar-se Estado Nacional. A posição portuguesa favorável, de frente ao mar, foi uma das grandes razões para seu pioneirismo. Além disso.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os criterios utilizados pelo Banco Mundial para regionalizacao mundial?

Qual foi a grande expansão implantada pelos europeus no século XV?

A expansão marítimo-comercial compreende o período das grandes viagens empreendidas pelos países europeus nos séculos XV e XVI.

Como aconteceu a expansão europeia nos séculos XV e XVI?

Resumo: Grandes navegações e explorações foram empreendidas pelos europeus a partir do século XV. As realizações das últimas décadas daquele século e das primeiras décadas do século XVI resultaram numa ruptura no campo dos conhecimentos geográficos, que tinha então como maior referência a Geografia de Ptolomeu.

Como aconteceu a expansão europeia nos séculos XV e XVI e quais foram os países envolvidos?

No século XV, dois países tiveram destaque na Europa Ocidental: Portugal e Espanha. Portugal saiu na frente, investindo em tecnologia marítima. Além de desenvolverem o uso de ferramentas de navegação (bússola, astrolábio, quadrante), inventaram as caravelas, principal embarcação utilizada nas grandes navegações.