O que causa traumatismo raquimedular?

O que causa traumatismo raquimedular?

Acidentes automobilísticos, queda de altu- ra, acidente por mergulho em água rasa e ferimentos por arma de fogo têm sido as principais causas de traumatismo raquimedular.

Quais são os tipos de traumatismo raquimedular?

Definição. A história do trauma raquimedular pode ser dividido em agudo ou crônico e também em primário ou secundário. Tanto o primário quanto o secundário podem ter fases agudas e crônicas.

Como ocorre traumatismo raquimedular?

O trauma raquimedular pode resultar de danos nas vértebras, ligamentos ou discos da coluna vertebral ou danos diretamente na própria medula, devido a acidentes de trânsito, quedas, luta, desportos violentos, mergulho num local com pouca água ou numa posição incorreta, ferimento de uma bala ou uma faca ou mesmo por …

O que é o TRM?

Entende-se por traumatismo raquimedular (TRM) lesão de qualquer causa externa na coluna vertebral, incluindo ou não a medula ou as raízes nervosas, em qualquer dos seus segmentos (cervical, dorsal, lombossacro). Frequentemente está associado a trauma cranioencefálico ou politrauma.

LEIA TAMBÉM:   Quanto e uma taxa de rejeicao alta?

Qual tratamento para o trauma raquimedular?

1) Metilprednisolona – Esta medicação administrada nas primeiras oito horas após o traumatismo é a primeira a demonstrar melhora significativa na recuperação em humanos. Três ensaios clínicos foram conduzidos para estudar de forma padronizada a ação da metilprednisolona em pacientes com traumatismo raquimedular.

Qual o tratamento do trauma raquimedular?

As lesões Tipo I e II são estáveis são tratados com imobilização externa, (colar tipo Filadélfia) por oito semanas, com controle por radiografias de extensão e flexão para confirmar a consolidação. As lesões Tipo III são instáveis e, nestes casos, utilizamos a imobilização externa com Halo Vest por 12 semanas.

O que é lesão raquimedular?

1. Trauma raquimedular é a lesão da medula espinhal que provoca alterações, temporárias ou permanentes, na função motora, sensibilidade ou função autonômica. 2. As lesões cervicais freqüentemente causam diminuição permanente da qualidade de vida, sendo a principal causa de seqüela seguida aos traumatismos.

Quais são os sinais e sintomas do TRM?

Os sinais e sintomas mais comuns são: dor no pescoço e/ou nas costas; dor ao movimentar o pescoço e/ou as costas; dor à palpação da região posterior do pescoço e/ou da linha média das costas; deformidade da coluna vertebral; paralisia, paresia, dormência ou formigamento nas pernas ou braços em qualquer momento após o …

LEIA TAMBÉM:   Sera que alguem nao paga os impostos?

Como os traumatismos raquimedulares TRM podem ser classificados e quais as possível consequências de um TRM?

Trauma Raquimedular(TRM) O trauma raquimedular é todo trauma da coluna vertebral que causa uma lesão ou rompimento de forma completa ou incompleta da medula espinhal, os danos desses traumas podem acarretar sequelas gravíssimas desde parestesia até tetraplegia.

Quais os sinais e sintomas de um trauma raquimedular?

Qual a melhor indicação para o tratamento do trauma?

A melhor indicação é a Psicoterapia. Busque ajuda da Psicóloga para o tratamento. O Psicoterapeuta ajuda o paciente a desenvolver mecanismos de manejo das crises, na ressocialização e dessensibilização das coisas que lembram o trauma. A psicóloga está aqui para ajudar.

Qual a reação de uma pessoa que passa por uma situação traumática?

Um determinado indivíduo que passa por uma situação traumática pode sentir medo e ficar impressionado, enquanto outra pessoa que passa pela mesma experiência pode sentir-se chocado e agradecido por estar vivo; portanto, as reações podem variar muito de pessoa para pessoa.

Qual o tipo de trauma mais comum?

Uma das condições que caracterizam um dos tipos de traumas mais comuns é a morte de pessoas queridas, pois a saudade e a lembrança delas permanecem na memória. Esse sentimento de perda é muito doloroso e pode ser difícil superá-lo, caso não seja feito um tratamento adequado.

LEIA TAMBÉM:   O que e um curso de licenciatura curta?

Por que os acidentes causam traumas?

Os acidentes causam traumas porque sempre estão associados à dor, ao sofrimento e às perdas físicas ou materiais. A exposição ao risco de mutilações ou de incapacidade física permanente contribui para acentuar o quadro de instabilidade emocional.