O que causa o pe diabetico?

O que causa o pé diabético?

O pé diabético é uma complicação do Diabetes Mellitus e ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma lesão(ferida). Seu aparecimento pode surgir quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia (açúcar) são mal controlados.

Quais os cuidados com os pés Diabeticos?

5 dicas para cuidar do pé diabético

  1. 1) Verifique diariamente se a pele dos pés está íntegra.
  2. 2) Mantenha os pés limpos e use calçados confortáveis.
  3. 3) Nunca fique descalço.
  4. 4) Controle a taxa de açúcar.
  5. 5) Trate os ferimentos imediatamente.

Como evitar o pé diabético?

Segundo a endocrinologista, são medidas preventivas: o exame diário dos pés pelo próprio paciente; o uso de sapatos confortáveis e com meias para proteção dos pés; lixar, em vez de cortar as unhas dos pés, e não retirar as cutículas das unhas; não retirar calos com lixas, pedra pomes ou alicates; usar hidratantes nos …

LEIA TAMBÉM:   O que e diabetes 2020?

Como devem ser inspecionados os pés?

Os pés devem ser inspecionados diariamente à procura de pequenas feridas, bolhas, áreas avermelhadas, alterações nas unhas, proeminências ósseas e mudanças na forma dos pés. A inspeção deve necessariamente incluir a planta dos pés. Para realizar essa inspeção muitas vezes será necessário utilizar um espelho.

Como cuidar dos pés?

A falta de cuidados com os pés também ocasiona problemas. É importante que o diabético tenha muita atenção ao cortar as unhas dos pés, mantenha-os aquecidos e protegidos sempre, além de escolher sapatos confortáveis.

Quais os fatores que podem fazer mal aos seus pés?

A queimação nos pés é cada vez mais frequente atualmente com o estilo de vida que você leva. E o sintoma pode afetar pessoas de todas as idades, sendo elas jovens, adultas ou idosas. Sapato apertado, obesidade, pressa, muito tempo em pé… São muitos os fatores que podem fazer mal aos seus pés!

Por que não secar bem os pés?

Esse hábito deixa a pele bastante frágil e quebradiça, facilitando as infecções causadas por fungos, como frieiras e micoses, que podem virar lesões mais sérias. Não secar bem os pés, principalmente entre os dedos, também é um mau hábito que aumenta as chances da proliferação de fungos.