O que causa o greening?

O que causa o greening?

Provavelmente é originário da China, e hoje afeta seriamente a produção de citros na Ásia e na África. O agente causal é uma bactéria com crescimento limitado ao floema (vasos que distribuem a seiva elaborada), chamada provisoriamente Candidatus Liberibacter spp.

Como identificar o greening?

O sintoma inicial do greening geralmente aparece em um ramo ou galho, que se destaca pela cor amarela em contraste com a coloração verde das folhas dos ramos não afetados. As folhas apresentam coloração amarela pálida, com áreas de cor verde, formando manchas irregulares (mosqueadas).

Qual o papel dos inseticidas no manejo do greening?

O manejo regional do greening, combate em larga escala feito por vários produtores de uma mesma região simultaneamente, evita que os psilídeos migrem de uma propriedade para outra durante as pulverizações. A estratégia garante maior período de controle da população do inseto e, consequentemente, menos pulverizações.

LEIA TAMBÉM:   E papel do administrador de fundo de investimento?

Qual o papel dos inseticidas no manejo do greening ou HLB?

Ao se alimentarem em plantas sadias, os insetos disseminam a bactéria e a doença pelo próprio pomar e para outras propriedades da região. De acordo com a Instrução Normativa nº 53, publicada pelo Ministério da Agricultura em outubro de 2008, o produtor deve inspecionar e eliminar as plantas com greening.

Qual a causa da clorose Variegada dos citros?

A clorose variegada dos citros (CVC), conhecida como amarelinho, é uma doença causada pela bactéria Xylella fastidiosa, que atinge todas as variedades de citros comerciais. Restrita ao xilema da planta, a bactéria provoca o entupimento dos vasos responsáveis por levar água e nutrientes da raiz para a copa da planta.

Como controlar greening?

Medidas para controle eficaz do greening

  1. Plantio mais adensado na faixa de borda.
  2. Aplicação de inseticidas na faixa de borda com mais frequência do que na área central.
  3. Replantio frequente da faixa de borda após erradicações, evitando que as aberturas facilitem a penetração do psilídeo.
LEIA TAMBÉM:   O que sao as adaptacões crônicas?

Qual a importância do psilídeo na cultura do citros?

IMPORTÂNCIA DA PRAGA O psilídeo dos citros Diaphorina citri é o inseto vetor de um grupo de bactérias causadoras do greening (huanglonbing/HLB), considerada a mais importante e destrutiva doença da citricultura brasileira e mundial.

Como eliminar Psilídeos?

O controle do psilídeo em pomares comerciais é realizado exclusivamente com inseticidas, no entanto, o controle é influenciado pela idade do pomar. Antes do plantio, a muda já deve sair do viveiro com a aplicação de inseticida sistêmico.

O que é HLB em citros?

Atualmente, a pior das doenças dos citros é a Citrus Greening, ou Huanglongbing (HLB). Ela é a doença mais temida entre os produtores de laranja por não possuir qualquer tipo de cura ou tratamento, e se propagar com uma velocidade muito alta.

Como curar a clorose?

Como ainda não há uma forma de controlar a Xylella fastidiosa, a principal recomendação para os citricultores é a utilização de manejo da doença, baseado em três estratégias: utilização de mudas sadias, poda de ramos com sintomas iniciais em plantas com mais de dois anos e erradicação de plantas mais novas e controle …

LEIA TAMBÉM:   Qual a melhor maneira de receber dinheiro do exterior?

Como tratar a clorose?

Correção da clorose Se estiver a cultivar num solo argiloso, frio ou muito húmido, corrija-o, se possível. Se a questão for argila, o melhor lugar para começar é remover um percentual apropriado do solo nativo e substituí-lo por lodo e areia, além de boa matéria orgânica antes da próxima colheita.