O que causa mosaico?

O mosaico da macieira ocorre em todo o mundo e é causado, geralmente, por infecção com o vírus do mosaico da macieira, transmitido pela enxertia de tecidos (ramos, borbulhas) retirados de plantas infectadas.

O que é transmissão persistente?

Quando o vírus apenas circula pelo corpo do inseto, sem multiplicar-se (persistente: circulativo não-propagativo), a transmissão ocorre por vários dias ou semanas após o vetor se tor- nar portador do vírus (virulífero).

Como combater o vírus mosaico?

Plantar em volta e entre as plantas do mamoeiro espécies não hospedeiras do vírus, como milho e Hibiscus; Fazer vistoria três vezes por semana, no viveiro e no pomar, erradicando as plantas infectadas; Eliminar os pomares velhos e improdutivos, mesmo que não estejam infectados pela virose.

Qual tipo de transmissão ocorre pela picada de prova?

O vírus é transmitido por afídeos de maneira não-persistente. Neste tipo de transmissão, o inseto adquire e transmite o vírus durante a “picada de prova”.

LEIA TAMBÉM:   Quais os custos para registrar uma baba?

O que são relações persistentes e relações não persistentes?

A relação não-persistente ocorre apenas quando os vetores são os afídeos. Outra modalidade é a chamada circulativa, na qual o vírus deve ser ingerido pelo vetor, circular em seu organismo, multiplicando-se ou não em seus tecidos, atingir as glândulas salivares e daí ser injetado na planta sadia no ato da alimentação.

Como é feito o controle do mosaico comum?

Para evitar o efeito de outras doenças, pragas e plantas daninhas, são realizados tratos culturais com fungicidas, inseticidas e herbicidas nas doses indicadas para a cultura do trigo. Nitrogênio em cobertura é aplicado na dose de 40kg de N/ha, no estádio de afilhamento, na forma de ureia.

Quais as principais formas de transmissão de Fitovírus?

A transmissão dos vírus para as plantas podem ocorrer naturalmente ou artificialmente por meio dos homens de diversas formas. A transmissão natural poderá advir via sementes, pólen, material propagativo e vetores (fungos, ácaros, nematoides e insetos).

Quais os principais sintomas do mosaico dourado do feijoeiro?

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os tipos de contratos comerciais?

Os principais sintomas causados pelo vírus do mosaico dourado do feijoeiro são:

  • Mosaico amarelo intenso em todo o limbo foliar, podendo ocorrer nanismo, encurtamento de entre-nós, perda de dominância apical e brotamento das gemas axilares;
  • Intensa clorose foliar, deformação das vagens e atrofiamento das plantas;