O que causa inchaco no nervo optico?

O que causa inchaço no nervo óptico?

O papiledema é uma doença em que o aumento da pressão no cérebro ou em volta do cérebro faz inchar parte do nervo óptico dentro do olho. Os sintomas podem ser distúrbios volantes na visão, dor de cabeça, vômito ou uma combinação desses fatores. Os médicos fazem o diagnóstico observando o olho com um oftalmoscópio.

Como ver papiledema?

Diagnóstico de papiledema Para diagnosticar um papiledema, o médico utiliza um oftalmoscópio (foco de luz com lentes de aumento usado para examinar o fundo do olho). Quase sempre o oftalmologista (médico especializado na avaliação e tratamento de doenças oculares) precisa confirmar o diagnóstico e determinar a causa.

Como o cérebro processa a visão?

A lente do olho (cristalino) produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.

LEIA TAMBÉM:   Quem sao os escolares?

Qual a função do nervo óptico para a visão?

A função dele é captar informações vindas dos cones e bastonetes da Retina que visualizam objetos através da luz projetada neles, ou seja, trata-se de uma função sensitiva. É desta forma que o cérebro humano capta cores, formas e tamanhos e traduzem estas informações para que o indivíduo possa enxergar.

O que pode afetar o nervo óptico?

O nervo óptico também pode ser afetado por doenças oculares como as uveítes, pelo uso de drogas e medicamentos como o embutamol e a isoniazida e por doenças sistêmicas como a diabetes.

Como é a Dor de cabeça de tumor cerebral?

As dores de cabeça são geralmente constantes e chatas, apesar de, habitualmente, não serem muito fortes. Às vezes, a dor de cabeça do tumor cerebral pode ser pulsátil, como uma enxaqueca comum. Apesar da crença popular, o tumor cerebral raramente provoca fortes dores de cabeça.

O que é um papiledema?

O papiledema é um edema do disco óptico decorrente do aumento da pressão intracraniana. Disco óptico inchado resultante de causas que não envolvem aumento da pressão intracraniana (p. ex., hipertensão maligna, trombose da veia retiniana central) não é considerado papiledema.

LEIA TAMBÉM:   O que ocorre durante o Outubro Rosa?

O que é um edema na pupila?

Edema de papila se refere a uma alteração oftalmoscópica caracterizada pelo velamento e elevação das margens a papila ou disco do nervo óptico (Figura). Assim, é um quadro sindrómico que ocorre em uma série de afeções do nervo óptico sendo o seu diagnóstico diferencial extremamente importante.