O que causa derrame cerebral?

O que causa derrame cerebral?

O AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.

Quais as sequelas do AVC hemorrágico?

A seguir apresentamos uma lista das sequelas mais comuns em pessoas que sofreram um AVC:

  1. Dificuldade em movimentar o corpo.
  2. Alterações na face.
  3. Dificuldade para falar.
  4. Alterações visuais.
  5. Incontinência urinária e fecal.
  6. Confusão e perda de memória.
  7. Depressão e sentimentos de revolta.

Qual a diferença entre AVC e derrame cerebral?

Acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame cerebral, é a doença neurológica que mais frequentemente acomete o sistema nervoso e é a principal causa de incapacidades físicas e mentais. Sendo a maior causa de morte no Brasil, ganhando longe do infarto agudo do miocárdio.

LEIA TAMBÉM:   O que simboliza as tatuagens?

Qual a diferença de derrame cerebral e AVC?

Segundo o especialista, o termo “trombose” estaria mais associado, na linguagem popular, ao AVC isquêmico, porque a obstrução da artéria ocorre em função da presença de um trombo. Já o termo “derrame” estaria mais associado ao AVC hemorrágico, porque o sangue “se derrama” dentro do cérebro.

Tem cura AVC hemorrágico?

Tratamento. O tratamento do AVC hemorrágico é baseado no controle das complicações de doenças pré-existentes, como diabetes, hipertensão arterial, coagulopatias, assim como o manejo adequado da hipertensão intracraniana e seus eventuais sintomas.

Como prevenir acidentes vasculares cerebrais?

A recuperação após um acidente vascular cerebral depende de muitos fatores, tais como a localização e a extensão dos danos cerebrais, a idade do indivíduo e a presença de outras doenças. Controlar a hipertensão, os níveis elevados de colesterol e os níveis elevados de açúcar no sangue e não fumar ajudam a prevenir acidentes vasculares cerebrais.

Como os acidentes vasculares afetam um lado do cérebro?

Os acidentes vasculares cerebrais, em geral, afetam apenas um lado do cérebro. Como os nervos no cérebro atravessam para o outro lado do corpo, os sintomas aparecem no lado do corpo oposto ao lado danificado do cérebro. Os acidentes vasculares cerebrais, em geral, afetam apenas um lado do cérebro.

LEIA TAMBÉM:   O que e dieta sustentavel?

Qual o risco de sofrer um acidente vascular cerebral?

O risco de sofrer o primeiro acidente vascular cerebral é quase duas vezes mais alto em negros do que em brancos. Os negros também têm mais probabilidade de morrer de um acidente vascular cerebral do que os brancos. Há dois tipos principais de acidentes vasculares cerebrais:

Qual o diagnóstico do acidente vascular cerebral?

Os sintomas e resultados do exame físico sugerem o diagnóstico de acidente vascular cerebral, mas são necessários testes para ajudar os médicos a determinarem o seguinte: