O que causa a ictericia no recem-nascido?

O que causa a icterícia no recém-nascido?

“Os bebês ficam amareladinhos devido ao excesso de bilirrubina (pigmento amarelo) no sangue. A quebra das hemoglobinas dos recém-nascidos é uma das causas do excesso desta substância”, afirma a ginecologista e obstetra Ana Paula Aquino, especialista em reprodução humana do Grupo Huntington.

Como evitar que o bebê nasça com icterícia?

A icterícia neonatal pode ser prevenida através de orientações no pré-natal e, no caso da incompatibilidade sanguínea, a mãe que tem o fator Rh negativo deve tomar uma dose da vacina de imunoglobulina anti-Rh (Rhogam) na 28ª semana de gestação e outra até 72 horas após o parto.

Qual o risco do amarelão?

Com a incapacidade de apurar o pigmento, a substância pode seguir para a corrente sanguínea e chegar ao sistema nervoso central. “A icterícia é uma doença relativamente comum, leve e fácil de tratar. Mas, quando não é tratada corretamente pode causar convulsões e surdez”, alerta.

LEIA TAMBÉM:   Quando o beneficiario do testamento morre?

Quanto tempo leva para sumir o amarelo da pele do bebê?

Na grande maioria dos casos, entre sete e dez dias a icterícia neonatal regride espontaneamente sem qualquer tratamento. No entanto, existe a possibilidade de demorar um pouco mais. Consulte sempre o pediatra e tire todas as suas dúvidas.

O que fazer icterícia?

No caso da icterícia patológica, o mais comum é a fototerapia. Super eficaz e simples, o tratamento fototerápico consiste em submeter o corpinho do bebê pelado a luzes fluorescentes, também chamado de “banho de luz”.

Quais são as sequelas da icterícia?

Se esta eliminação não é eficaz, surge o quadro de icterícia fisiológica (ou hiperbilirrubinemia), que em níveis elevados provoca lesões no sistema nervoso central. Danos cerebrais por icterícia – patologia denominada kernicterus – trazem seqüelas como surdez e problemas motores, e podem inclusive levar à morte.

Quanto tempo leva para sair o amarelão?

A icterícia costuma aparecer entre o segundo e o terceiro dia de vida e dura em média dez dias, com exceção nos que nascem prematuros, que podem apresentar formas mais intensas e prolongadas.