O que causa a aflatoxina?

O que causa a aflatoxina?

A produção de aflatoxinas na grande maioria das vezes está associada às condições inadequadas de secagem e armazenamento. Pois, a produção de fungos e esporos, depende de alguns fatores, como a atividade da água, pH, temperatura, substrato, dentre outros fatores.

Como age a aflatoxina?

A aflatoxina B1 (AFB1), principal metabólito produzido por fungos do gênero Aspergillus, manifesta seus efeitos tóxicos após conversão hepática em AFB1-epóxido, o qual reage com macromoléculas celulares, incluindo proteínas, RNA (ácido ribonucléico) e DNA (ácido desoxirribonucléico).

Quais os principais tipos de toxinas?

Principais substratos Principais fungos produtores Principal toxina
Amendoim, milho. Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus Aflatoxina B1
Trigo, aveia, cevada, milho e arroz. Penicillium citrinum Citrinina
Centeio e grãos em geral. Claviceps purpurea Ergotamina
Milho Fusarium verticillioides Fumonisinas

São aflatoxinas?

As aflatoxinas são produtos do metabolismo secundário do fungo Aspergillus, tais como Aspergillus flavus, Arpergillus niger e Arpergillus parasiticus. Esses produtos resultantes desenvolvem-se naturalmente em produtos alimentícios, como amendoim, milho, feijão, arroz, trigo, entre outros.

LEIA TAMBÉM:   O que faz um perito criminal contador?

Quais alimentos possuem aflatoxinas e quais danos elas podem causar no organismo humano?

Sim, é verdade. As aflatoxinas são substâncias nocivas liberadas por fungos encontrados em diversos alimentos que consumimos no nosso dia a dia. Dependendo do nível de contaminação, essas toxinas podem colocar nossa saúde em risco….São eles:

  • Sucos detox.
  • Brócolis.
  • Chá verde e de boldo.
  • Aipo.
  • Cenoura.
  • Espinafre.

Como tratar intoxicação por aflatoxina?

Como descrevemos até aqui, as principais consequências das aflatoxinas são relacionadas à intoxicação do organismo, especialmente no fígado. A destoxificação serve para tratar justamente esse tipo de condição, por meio de uma suplementação natural e individualizada que visa eliminar o acúmulo de toxinas no corpo.

Como eliminar a aflatoxina?

Como eliminar aflatoxina do corpo

  1. Sucos detox.
  2. Brócolis.
  3. Chá verde e de boldo.
  4. Aipo.
  5. Cenoura.
  6. Espinafre.

Como eliminar aflatoxina dos alimentos?

A extrusão é um tipo de tratamento térmico de que a indústria se utiliza para a produção de muitos alimentos. Para destruir ou inativar aflatoxinas, as condições de cozimento da extrusão precisam ser severas (alto cisalhamento, alta temperatura e correto pH) afim de providenciar o ambiente necessário no tambor.

LEIA TAMBÉM:   Para que serve a terceira palpebra?

Quais os principais tipos de toxinas fúngicas comumente presentes nos alimentos?

As principais micotoxinas de ocorrência em grãos e subprodutos utilizados na nutrição animal no Brasil são: aflatoxinas, fumonisinas, zearalenona, tricotecenos e ocratoxina A. Outras micotoxinas, mesmo que ocorram em menor frequência, provocam importantes perdas econômicas quando contaminam os alimentos.

Quais as espécies fúngicas produtoras de toxinas?

Os gêneros dos fungos comumente associados a toxinas são Aspergillus, Penicillium e Fusarium.

Onde encontramos aflatoxinas?

São encontradas geralmente, nos amendoins, espigas de milho, outros cereais e seus derivados. Os animais também podem acumular aflatoxinas no seu organismo através da ingestão de alimentos contaminados e por isso, podem passá-las para a carne e produtos lácteos.