O que caracteriza o diabetes insipidus?

O que caracteriza o diabetes insipidus?

O diabetes insipidus é uma doença que faz com que o paciente sinta sede excessiva e apresente um aumento considerável nos seus níveis de produção de urina.

Como age a vasopressina?

A vasopressina possui uma série de receptores específicos localizados em diversos tipos de células e tecidos. Suas ações principais são vasoconstrição no leito vascular sistêmico, podendo produzir vasodilatação em certos órgãos, e regulação da osmolalidade plasmática, atuando nos ductos coletores renais.

Qual o efeito da desmopressina sobre a osmolaridade da urina?

Age em receptores V2 nos túbulos coletores renais promovendo aumento da reabsorção de água, por estímulo de uma proteína transportadora de água, a aquaporina-2. Acarreta aumento da concentração urinária e diminuição da osmolalidade plasmática.

Quais as consequências da diabetes insipidus?

Com relação ao diabetes insípidus, isoladamente, a principal complicação é a desidratação. Nos pacientes com sensação de sede normal e com acesso normal a água, o maior inconveniente é ter de beber água constantemente e ir ao banheiro com muita frequência.

LEIA TAMBÉM:   Como funciona a quebra de contrato de compra e venda?

Qual a função do medicamento vasopressina?

Vasopressina é indicado na prevenção e no tratamento de distensão abdominal pós-operatória, em radiografia abdominal para evitar a interferência de sombras gasosas, no diabetes insipidus, na hemorragia gastrointestinal, na ressuscitação cardiorrespiratória, no tratamento da fibrilação ventricular refratária à …

Qual o mecanismo de ação do hormônio antidiurético?

A principal função do ADH é controlar a osmolalidade e o volume dos líquidos corporais. Os neurônios secretores são ativados em conseqüência do aumento na pressão osmótica ou redução da pressão hidrostática sanguínea.

Onde o ADH age no nefron?

O ADH atua no néfron, favorecendo a abertura dos canais de água (aquaporinas) nas células do túbulo de conexão e túbulo coletor.

Como diferenciar diabetes insipidus central e Nefrogenica?

No diabetes insipidus nefrogênico, os rins não respondem à vasopressina (hormônio antidiurético), de modo que continuam a excretar uma grande quantidade de urina diluída. No diabetes insipidus central. O diabetes insipidus… leia mais , que é mais comum, a glândula hipófise não secreta vasopressina.

O que significa a palavra Diabetes Mellitus?

Chevreul demonstrou que o açúcar dos diabéticos era glicose. Daí os médicos começaram a experimentar a urina de quem tinha suspeitas da doença. Ela foi batizada então de diabetes açucarada ou diabetes mellitus, palavra de origem latina que quer dizer mel ou adocicado.