O que aconteceu na America Latina no Pos-Guerra Fria?

O que aconteceu na América Latina no Pós-Guerra Fria?

Esse processo que atingiu a América Latina se deu paralelamente à queda do bloco soviético em 1991 e o término da Guerra Fria. Desde então, o Sistema Internacional deixou de ser bipolarizado, tornou-se multipolar, e abriu espaço para a consolidação dos Estados Unidos como potência hegemônica.

Como os países da América Latina se alinham no período da Guerra Fria?

Truman, em 1947, que propôs uma política externa dura de combate ao avanço da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Ao longo do tempo, surgiram ações semelhantes para a América Latina, como a Aliança para o Progresso, em 1961, com o objetivo de apoiar economicamente esses países.

Qual foi a ditadura mais longa da América do Sul?

Ditadura argentina Na Argentina, ocorreram seis golpes de Estado no período entre 1930 e 1976. Nos dois últimos, de 1966 e 1976, os militares estabeleceram regimes autoritários mais duradouros (25 anos, no total).

LEIA TAMBÉM:   Como fazer uma festa de renovacao de votos de casamento?

Qual é a Guerra Fria?

A guerra fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora de uma forma de socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.

Qual a história mais famosa da Guerra Fria?

A Guerra da Coreia (1950-1953), a Guerra do Vietnã (1962-1975) e a Guerra do Afeganistão (1979-1989) são os conflitos mais famosos da Guerra Fria. Além da famosa tensão na Crise dos mísseis em Cuba ( 1962) e, também na América do Sul, a Guerra das Malvinas (1982).

Qual a vigilância dos EUA sobre a América Latina?

Neste contexto, e notadamente a partir da Revolução Cubana e da ascensão do governo comunista de Fidel Castro, os EUA viriam a intensificar a vigilância sobre a América Latina.

Quando se estabeleceram as ditaduras na América Latina?

As ditaduras na América Latina se estabeleceram no período em que a ordem internacional sofria pelos enfrentamentos da Guerra Fria. Na época, os Estados Unidos desenvolveram uma série de mecanismos de combate ao expansionismo comunista. Já nos anos 1950, fora estabelecida pelas autoridades do país a Doutrina de Segurança Nacional,

O que aconteceu com os Estados Unidos no Pós-guerra?

Para os Estados Unidos, o período do pós-Segunda Guerra Mundial foi um de paz e prosperidade. Os norte-americanos usaram o dinheiro que haviam economizado durante a Segunda Guerra Mundial para adquirir bens de consumo que não estavam disponíveis durante o conflito. A sociedade norte-americana também estava mudando.

Como a economia dos EUA se organizou depois da guerra?

Para dar um exemplo, as importações aumentaram aproximadamente 75\%, enquanto as exportações atingiram os 340\%. Este crescimento económico foi mais notório a partir de 1945, porque os EUA, além de abastecerem o mercado interno, estavam também a fornecer os países devastados pela guerra.

O que aconteceu no Pós-Guerra Fria?

O mundo pós-Guerra fria é marcado por várias características, entre as quais se destacam a nova divisão com a questão multipolar, o neoliberalismo, a globalização e os blocos econômicos.

O que aconteceu com a economia norte americana após o término da guerra?

O fim da guerra, porém, provocou uma pequena queda na economia norte-americana. A superprodução foi característica de todo esse período, favorecida pela política de liberalismo econômico, responsável pelo aumento dos estoques, pela queda nos preços, pela redução dos lucros e pelo desemprego.

LEIA TAMBÉM:   Qual o maior artilheiro da Inglaterra?

O que aconteceu com a economia norte-americana após o término da guerra?