O que aconteceu com os indigenas nas missões?

O que aconteceu com os indígenas nas missões?

As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. Para que adotasse a fé cristã, a população indígena tinha de ser instruída e ganhava conhecimentos de leitura e escrita.

Como as missões influenciaram a vida e as músicas indígenas?

Foi especialmente importante o uso pedagógico que os jesuítas fizeram da arte, em particular a música, o teatro e a dança, pelas quais os índios mostravam grande apreço, um método que eles já desenvolviam na Europa com sucesso e que se tornou um de seus instrumentos mais eficientes para a catequese e a conversão.

Quais as principais atividades praticadas pelos jesuítas na colônia?

Os jesuítas cumpriram funções de catequização, ensino e produção econômica no Brasil. A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras.

Por que os professores eram índios?

Os professores eram índios, supervisionados por jesuítas. Nas horas de lazer e descanso, as crianças ficavam com a família. As mulheres fiavam, teciam e costuravam as roupas, todas iguais; não usavam meias nem sapatos. Os homens usavam calças parecidas com chiripá e uma blusa do pano branco.

LEIA TAMBÉM:   Qual a Norma aplicavel aos profissionais contadores internos?

Qual a estratégia para livrar os índios?

As missões sofreram sucessivos ataques, principalmente pelos mercadores de escravos. Como estratégia para livrar os índios, em 1818, os jesuítas propuseram que os indígenas se tornassem vassalos do rei. Os índios também recebiam treinamento militar.

Por que os índios eram ingênuos?

Os índios eram muitos ingênuos e, para não serem enganados pelo branco colonizador, era proibida a entrada de outro branco que não fosse um missionário. O Guarani era como criança grande: indolente, imprevidente, fugia do trabalho sistemático, era dócil. Trabalhava muito bem em esculturas, fazia instrumentos musicais e gostava muito de música.

Qual o potencial da Igreja Indígena?

Essa pequena reflexão é para explorar o potencial que a Igreja Indígena tem e conseqüentemente unir todas as etnias, bem como os não índios e estrangeiros com o objetivo de alcançar mais patrícios que perecem sem a salvação através de Jesus.