O que acontece se tomar litio em excesso?

O que acontece se tomar lítio em excesso?

Pode chegar a ataxia, hipertonia muscular, fasciculações, hiperreflexia importante, nistagmo, paresias, paralisias e movimentos coreoatetóicos. As intoxicações mais avançadas podem apresentar convulsões, espasticidade, turvação de consciência e coma.

Quais sinais e sintomas são mais associados à intoxicação por lítio?

Neste sentido, os sinais e sintomas mais observados na intoxicação por lítio no sistema nervoso central são: tremor, disartria, nistagmo, delirium, sonolência, fasciculação, mioclonia e hiperreflexia. A intoxicação aguda pode vim acompanhada de vômitos e diarréia.

O que corta o efeito do carbonato de lítio?

A depleção do cloreto de sódio em uma dieta baixa em sal aumenta a toxicidade do lítio. Diminuição da tolerância ao lítio pode ser ocasionada por quadros infecciosos com temperatura elevada, sudorese prolongada ou diarreia e, caso ocorram, deve-se aumentar a ingestão de líquidos e sal.

LEIA TAMBÉM:   Qual o valor de uma cirurgia de hernia de disco?

Quando devo parar de tomar lítio?

Um doente em tratamento com lítio deve parar de o tomar, suspender e contactar o Médico imediatamente, se surgirem alguns dos seguintes sintomas: Diarreia persistente.

O que acontece com a falta de lítio no sangue?

Isto pode acontecer pelo uso de diuréticos ou por uma sudação excessiva. Se o corpo tiver falta de água (desidratação), o lítio tornar-se-á mais concentrado e os rins eliminam-no mais lentamente.

Quais os efeitos colaterais do lítio no organismo?

Efeitos adversos. O lítio pode causar efeitos indesejados em vários sistemas do organismo, mas os mais comuns são poliúria, polidipsia, tremores de mãos, diarréia e náuseas (Tab.

Como desintoxicar o lítio?

A hemodiálise está indicada para casos graves, pois é capaz de aumentar a eliminação do lítio. As indicações mais bem estabelecidas são nos pacientes com quadro clínico crítico (arritmias, convulsão e coma), insuficiência renal e níveis elevados de litemia (em geral maiores que 3,5 mEq/L).

O que faz o carbonato de lítio?

Carbonato de lítio é indicado no tratamento de episódios maníacos nos transtornos bipolares; no tratamento de manutenção de indivíduos com transtorno bipolar, diminuindo a frequência dos episódios maníacos e a intensidade destes quadros; na prevenção da mania recorrente; prevenção da fase depressiva e tratamento de …