O que acontece se nao fazer o desmame?

O que acontece se não fazer o desmame?

Quando você começar a desmamar o bebê, é melhor fazê-lo de forma gradual. Parar de amamentar de uma vez pode trazer risco de ingurgitamento, obstrução dos ductos ou mastite, além de ser uma mudança muito brusca para o sistema digestório e imunológico do bebê.

O que o desmame pode causar na mãe?

Para a mãe, também causa prejuízos. A interrupção drástica pode causar problemas como mastite e ingurgitamento mamário, que é o acúmulo de leite nas mamas causando dor e aumento do volume, e até depressão. A redução gradativa das mamadas faz com que a produção de leite diminua naturalmente.

Quais são os traumas do desmame?

Realizar o desmame de forma abrupta não te fará bem, pelo ingurgitamento, dor e até infecção, e também não fará bem ao seu bebê, que sentirá a mudança. Caso esse processo seja feito muito rapidamente, a criança pode sentir e refletir isso em seu comportamento, com ansiedade, raiva, despertares.

LEIA TAMBÉM:   Qual a finalidade do teste t?

Como fazer o desmame abrupto?

Para o desmame a mãe precisa aprender outras formas de atender às necessidades do filho até encerrar por completo a amamentação. O que se não deve fazer é o desmame abrupto. Que significa retirar o peito da criança de um dia para o outro (incluindo usando o pai como ‘responsável’ pelo afastamento ao seio.

Como evitar a mastite no desmame?

Fazer a ‘pega’correta da boca da criança com o seio é uma das maneiras para tentar evitar a terrível mastite. A pega correta consiste em a aréola entrar o máximo que consegue na boca do bebê é preciso que a língua dele saia para a retirada do leite.

Porque o desmame é tão difícil?

O desmame é um momento difícil na vida da maioria das mamães — e também dos bebês. Isso porque é um dos primeiros sinais de independência que a criança exerce, já que ele deixa de ser totalmente dependente do leite materno.

Como fazer o desmame de uma vez?

Desmame: 5 dicas para parar de amamentar sem traumas

  1. Diminuir a quantidade das mamadas.
  2. Diminuir a duração das mamadas.
  3. Pedir para outra pessoa dar as refeições ao bebê
  4. Não oferecer a mama.
  5. Dar suporte emocional à criança.