O que acontece se esquecer de declarar o Imposto de Renda?

O que acontece se esquecer de declarar o Imposto de Renda?

Então, se desejar regularizar a sua situação e já tiver passado do prazo máximo para envio da declaração, você poderá declarar o Imposto de Renda à Receita Federal em atraso. Nesse caso, você deverá pagar uma multa de 1\% ao mês — sendo, no mínimo, R$ 165,74 e, no máximo, 20\% do imposto devido.

Precisa pagar a multa para regularizar o CPF?

O documento é calculado e emitido pelo próprio sistema da Receita Federal. O valor da multa é de 1\% ao mês sobre o imposto devido, sendo o limite 20\%. Assim, dependendo do tempo de atraso, você poderá ter que pagar um valor entre R$ 165 a 20\% do tributo devido.

Por que o atraso de impostos pode prejudicar a sua empresa?

O atraso de impostos pode ser especialmente maléfico para pequenas e médias empresas. Isso porque a atitude pode impedir a sua empresa de participar de seleções e programas de concorrência pública, além de colocá-la na lista de inadimplentes.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as formas de extincao do condominio?

Qual a desvantagem do atraso de impostos?

Outra desvantagem criada pela situação é a dificuldade em conseguir novos empréstimos ou linhas de crédito para o seu negócio. Desse modo, colocar as contas da empresa em dia pode se tornar uma tarefa mais complicada. O atraso de impostos pode ser especialmente maléfico para pequenas e médias empresas.

Qual a última fase da cobrança de impostos atrasados?

É a última fase da cobrança de impostos atrasados e, por ser a última opção que o Fisco possui, também é a mais rigorosa e que apresenta as maiores constrições ao devedor, bastando a própria CDA para que a Procuradoria ingresse com a ação de execução fiscal.

Por que os contadores são responsáveis pelos atos dolosos?

Contadores são pessoalmente responsáveis pelos atos culposos junto aos clientes e pelos atos dolosos perante terceiros, solidariamente com o cliente. A falsificação ou alteração de documentos, incluindo aí os livros mercantis, constitui crime previsto no Código Penal.