O que acontece se beber agua da torneira?

O que acontece se beber água da torneira?

A água da torneira pode apresentar grandes quantidades de alumínio – o que, potencialmente, leva a desordens do sistema nervoso, problemas gastro intestinais, doença de Parkinson, problemas de pele, doença no fígado e um aumento do risco de desenvolver Alzheimer.

Pode beber água da torneira?

Em tese, a água que sai da torneira é potável e própria para o consumo. No entanto, como já falado, a contaminação pode ocorrer por causa das caixas d’água das casas e dos prédios. É fundamental que uma limpeza periódica seja feita nesses reservatórios, para eliminar qualquer risco de contaminação.

Como é tratada a água da torneira?

Desinfecção. Nessa etapa é feita uma última adição de cloro, antes da água sair da estação de tratamento. O cloro é um poderoso agente de desinfecção. O objetivo desse tratamento é garantir que a água fornecida chegue isenta de micro-organismos prejudiciais à saúde na casa dos consumidores.

LEIA TAMBÉM:   O que faz um assistente de Design?

Como saber se a água é própria para o consumo?

Uma das principais formas de como saber se a água é limpa é identificando se ela se encontra incolor, insípida (sem sabor) e inodora (sem cheiro). A água, também, deve estar livre de materiais tóxicos e microorganismos, como bactérias, protozoários etc..

Pode cozinhar com água da torneira?

De acordo com a especialista, quando o alimento for para a cocção, a água da torneira pode ser utilizada já que, durante o processo, qualquer contaminação é eliminada. Já para produtos consumidos crus, como sucos, o melhor é sempre usar água filtrada.

O que tem na água tratada?

Por fim, a água passa por uma bateria de testes que incluem: PH, turbidez, quantidade de cloro, temperatura, alcalinidade, metais e cor. Vale destacar que existe um tratamento por membranas que substitui a coagulação, floculação e a filtragem restando, dessa forma, apenas o tratamento final.

Como que é tratada a água?

Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:

  1. Coagulação e Floculação. Nestas etapas, as impurezas presentes na água são agrupadas pela ação do coagulante, em partículas maiores ( flocos) que possam ser removidas pelo processo de decantação.
  2. Decantação.
  3. Filtração.
  4. Desinfecção.
  5. Fluoretação.
LEIA TAMBÉM:   Como a cobra faz para se defender dos ataques dos seus predadores?

Como saber se a água da torneira é boa?

De acordo com o infectologista Alberto Chebabo, do Lavoisier Medicina Diagnóstica, a água que sai da torneira deve ser incolor, insípida e inodora. Isso quer dizer que a bebida não deve apresentar cor, gosto ou odores. Se a água estiver com qualquer coloração que não a incolor, está vetado seu consumo.

Como deve ser a água própria para o consumo humano?

A água potável pode ser definida como a água própria para consumo, ou seja, livre de substâncias e organismos que possam trazer doenças, além de não possuir cor, gosto, ou cheiro.