O que acontece quando um cometa passa perto do Sol?

O que acontece quando um cometa passa perto do Sol?

Quanto mais perto do Sol, maior é a ação dos ventos solares e maior é a cauda do cometa. Núcleo: tem alguns quilômetros de diâmetro e todos os fenômenos que ocorrem em um cometa tem origem no núcleo. Ao aproximar-se muito do Sol, perde matéria que se converte em coma que, por sua vez, converte-se em cauda.

O que é a cauda de um cometa?

A cauda do cometa é formada devido o derretimento dos gases e gelo que cobrem o núcleo do corpo celeste. A cauda, normalmente, está sempre em oposição ao Sol e pode ter milhões de quilômetros de extensão.

Qual é a origem de um cometa?

A origem dos cometas ocorreu com a formação dos planetas no Sistema Solar, tendo sido empurrados em várias direcções pelas fortes gravidades dos planetas grandes. As poeiras libertadas pela atividade de um cometa permanecem muito tempo no Sistema Solar.

LEIA TAMBÉM:   E bom ter medo isso significa?

Como são as órbitas dos cometas?

Cometas são objetos do Sistema Solar (estão presos gravitacionalmente ao Sol). Ao contrário dos planetas, cujas órbitas são quase circulares (a distância de um planeta ao Sol varia pouco), os cometas têm órbitas muito elípticas, o que realça o seu aproximar-afastar do Sol.

Como os cometas se formam?

Os cometas são formados basicamente de gelo, poeira cósmica ultramicroscópica e gases congelados. Esse material forma o núcleo cometário. Quando um cometa se aproxima do Sol, os gases que estavam congelados se aquecem, passam diretamente para o estado de vapor (sublimação) e são expelidos do núcleo.

Qual o comportamento dos cometas?

Tem mais depois da publicidade 😉 Os cometas são considerados corpos celestes que possuem um tamanho pequeno, realizam deslocamento em torno do Sol, tal movimento é desenvolvido de forma irregular quanto ao seu contorno.

O que é um cometa e qual é a origem de sua cauda?

Um cometa é um pequeno corpo gelado do Sistema Solar que, ao passar perto do Sol, aquece e começa a liberar gases, processo que é chamado de desgaseificação. Isso produz uma atmosfera visível ou coma e, às vezes, também uma cauda.