O que acontece quando um atleta sofre uma concussao?

O que acontece quando um atleta sofre uma concussão?

Concussão envolve disfunção cerebral transitória e traumática; pode haver perda de consciência, mas às vezes os pacientes só manifestam confusão, perda de memória e dificuldades de marcha ou equilíbrio. Os sintomas podem desaparecer rapidamente ou persistir por várias semanas.

Quais as complicações que podem acometer o atleta cuja concussão não foi tratada adequadamente?

Além de alterações eletrofisiológicas e encefalopatia traumática crônica, uma segunda lesão cerebral durante o período de vulnerabilidade do cérebro pode ocasionar deterioração celular e alterações metabólicas associadas a déficits cognitivos significativos.

O que fazer depois de uma concussão?

Se não houver complicações, o tratamento da concussão pode ser feito mantendo o paciente em repouso até que seus sintomas sumam por completo. Em alguns casos, recomenda-se fazer o uso de medicamentos para aliviar os sintomas que o paciente possa sentir, como a dor de cabeça.

Qual procedimento após uma concussão durante uma atividade esportiva?

Em caso de suspeita de concussão o atleta deverá ser retirado da partida e seguir em uma avaliação neurológica mais detalhada. Importante ressaltar que essa ferramenta é útil imediatamente após a concussão e sua utilidade parece ser reduzida 3 a 5 dias após a lesão.

LEIA TAMBÉM:   Como tirar o L1?

Como que as contusões podem ocorrer?

A contusão se refere ao impacto de algum objeto contra nosso corpo ou quando nosso corpo se choca contra um anteparo sem lesões estruturais aos ossos, articulações e pele. Popularmente, é conhecido como uma “pancada”. Quando caímos e batemos o joelho ou quando algum objeto cai em nosso pé, temos exemplos de contusão.

Qual a principal causa de lesões esportivas?

No entanto, a falta de um condicionamento adequado e a prática equivocada de determinados exercícios estão entre as causas mais comuns de lesões. Entre elas, as entorses ou torções no joelho e tornozelo, com consequente comprometimento de tendões e ligamentos dessas articulações, são as mais frequentes.