O que acontece quando o grao de polen encontra o ovulo da flor?

O que acontece quando o grão de pólen encontra o óvulo da flor?

Quando os grãos de pólen chegam até o gineceu, alcançando o óvulo, acontece a fecundação. As abelhas oferecem uma grande ajuda nesse tipo de reprodução, pois o pólen, que fica no androceu, é levado por elas para o gineceu da mesma planta ou de plantas diferentes, permitindo assim a fecundação.

Quais transformações O fruto passa enquanto se desenvolve?

O ovário sofre uma grande modificação, se desenvolve e agora dizemos que virou fruto. Em seu interior os óvulos viram sementes. Quando a planta tem inflorescências para a reprodução, os frutos formados também ficarão reunidos e constituirão as infrutescências.

O que é e como ocorre a polinização?

A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino.

LEIA TAMBÉM:   Precisa que ou precisa de que?

O que é autopolinização o que aconteceu quando flores passaram por esse processo?

A polinização pode ocorrer de forma direta, em um processo chamado de autopolinização. Nessa situação, o grão de pólen cai sobre o estigma da própria flor que o originou, resultando em autofecundação. Nesse caso, o grão de pólen é transportado de uma flor para outra da mesma espécie.

O que acontece quando o grão de pólen?

No interior de um grão de pólen localiza-se um gametófito masculino (microprótalo) imaturo. Quando esse atinge a flor, portadora de estrutura reprodutiva feminina (estilete, estigma e ovário), o microprótalo nele contido se desenvolve e forma o tubo polínico por onde descem dois núcleos espermáticos.

Como os grãos de pólen fecundam os óvulos?

Ao ser depositado na parte feminina da planta, o grão de pólen germina e dá origem ao chamado tubo polínico. Esse tubo, então, transporta o gameta masculino (núcleo espermático) até o óvulo para que possa fecundar a oosfera.