O que acontece com os gases gerados pelas queimadas?

O que acontece com os gases gerados pelas queimadas?

Quando há uma queimada, além da liberação de gás carbônico (CO2), são liberados também gases-traço como metano (CH4), monóxido de carbono (CO) e nitroso de oxigênio (N2O). A parte da biomassa que não queima na queimada inicial, que é quente, com chamas, também será oxidada.

Por que ocorre às queimadas na Amazônia?

As queimadas na Amazônia tiveram sua origem ligada às práticas econômicas desenvolvidas na região, motivadas pelo cenário político brasileiro e sem controle por parte das entidades governamentais. Seu crescimento dá-se a partir da década de 1930, ficado mais intenso após a década de 1970.

Quais os prejuízos que os incêndios causam?

Os incêndios causam anualmente prejuízos de milhões pela destruição de florestas produtivas, além dos prejuízos ambientais, matando animais silvestres, destruindo matas nativas e muitas vezes invadindo áreas urbanas, com acidentes fatais.

Quais são os gases toxicos liberados pelas queimadas?

Este evento induz a produção de outras espécies de gases, entre os quais podem-se citar o monóxido de carbono (CO), o metano (CH4), o monóxido de nitrogênio (NO), o dióxido de nitrogênio (NO2) e o cloreto de metil (CH3Cl) (LEVINE, 1994; BADARINATH et al., 2004).

LEIA TAMBÉM:   Qual a contribuicao da biblioteca Escolar no processo de aprendizagem?

Porque ocorre incêndio no Cerrado o que acontece depois do incêndio?

A transformação das fisionomias de cerrado também está intimamente relacionada ao fogo. As queimadas acabam por atingir a vegetação lenhosa (árvores e arbustos), mais sensíveis à ação do fogo. A densidade desse estrato acaba diminuindo, abrindo a paisagem para espécies arbustivas.

Quais são as consequências das queimadas para a saúde humana?

O contato com a fumaça também pode causar alergias, pneumonia, insuficiência respiratória e problemas cardiovasculares. De acordo com o estudo de Alves et al, “as partículas das queimadas ao entrarem nos pulmões aumentam a inflamação, o estresse oxidativo e provocam danos genéticos nas células de pulmão humano.