O que acontece com Bertoleza?

O que acontece com Bertoleza?

Ao descobrir a traição de João Romão, Bertoleza se suicida, deixando o caminho livre para o ex-amante.

Quais são os problemas relatados na narrativa O Cortiço?

na obra O Cortiço, de Aluísio de Azevedo tais como: a pobreza, homossexualidade, o contraste entre a cultura do brasileiro e a do português imigrante, a escravidão. Abordaremos essas temáticas de modo a expor a visão crítica do autor sobre os problemas sociais da época em que vivia.

Qual a relação existente entre João Romão e Bertoleza as duas personagens do diálogo Justifique sua resposta?

A saga do português João Romão, em seu “delírio de enriquecer”, explora os empregados e a amante Bertoleza, furta e não mede esforços para a sua ascensão econômica e social. João Romão é um pseudoabolicionista que ‘escraviza’ Bertoleza, sua amante, que trabalha dia e noite.”

LEIA TAMBÉM:   O que vale mais no poker uma trinca ou duas duplas?

Que parcela social Bertoleza representa?

Representa o capitalista explorador. Bertoleza: quitandeira, escrava cafuza que mora com João Romão, para quem ela trabalha como uma máquina.

Como era a vida de Bertoleza?

Bertoleza era uma fiel escrava ganho de um velho cego ao qual ela via apenas para entregar-lhe os jornais mensais. Era, além disso, amigada com um português que fazia fretes com uma carroça. Certo dia, esse português carregou mais peso do que poderia e caiu morto no chão.

Qual a crítica que o livro O Cortiço faz?

O romance “O Cortiço” de Aluísio Azevedo gira em torno da vida de um cortiço carioca. Partidário do pessimismo e influenciado por teorias deterministas, Azevedo submete seus personagens ao poder do sexo e do dinheiro. A obra faz uma dura crítica social, denuncia preconceitos raciais e a exploração do homem pelo homem.

Quais as características do Naturalismo encontradas em O Cortiço?

As principais características do Naturalismo seriam a animalização das personagens e, consequentemente, a ação baseada em instintos naturais, tais como os instintos sexuais e os de sobrevivência. Por fim, devemos ressaltar que o próprio cortiço é tratado como personagem na obra, de maneira personificada.

LEIA TAMBÉM:   Como perguntar ao recrutador sobre o salario?

Qual é a relação da personagem João Romão com O Cortiço?

Dono do Cortiço, João Romão é um português ambicioso que explora seus empregados. Além de proprietário da habitação coletiva, ele é dono de uma pedreira e uma taverna. Ainda que não seja o personagem principal da trama, muitas passagens do romance revelam sua ascensão social.

Qual a relação do livro O Cortiço com o naturalismo?

Por isso pode-se dizer que “O Cortiço” não é somente um romance naturalista, mas uma alegoria do Brasil. O autor naturalista tinha uma tese a sustentar sua história. A intenção era provar, por meio da obra literária, como o meio, a raça e a história determinam o homem e o levam à degradação.