O que acontece com a demanda de um bem quando possui um bem substituto?

O que acontece com a demanda de um bem quando possui um bem substituto?

Um preço menor por um produto substituto gera uma queda na demanda pelo outro produto. Por exemplo, nos últimos anos, à medida que o preço dos tablets caiu, a quantidade demandada aumentou devido à lei da demanda.

São bens que tendem a influenciar a demanda de outros bens?

O exemplo de bem substituto mais comum é a carne bovina e a carne de frango. Esses bens tanto são substitutos que uma alteração no preço de um deles tende a influenciar a demanda pelo outro bem, como será visto a seguir. Outro exemplo muito comum apresentado de bens substitutos é a manteiga e margarina.

Quais os fatores que afetam a demanda explique?

Algumas variáveis afetam ainda a demanda, sendo elas: riqueza ( e sua distribuição); renda (e sua distribuição); preço de outros bens; fatores climáticos e sazonais; propaganda; hábitos, gostos, preferências dos consumidores; expectativas sobre o futuro; facilidades de crédito.

LEIA TAMBÉM:   Para que serve alcacuz preto?

Será que o preço de um bem afeta a demanda?

Enquanto é claro que o preço de um bem afeta a quantidade demandada, também é verdade que as expectativas sobre o preço futuro—ou expectativas sobre gostos e preferências, renda, e assim por diante—podem afetar a demanda.

Por que os preços de bens relacionados podem afetar a demanda?

Preços de bens relacionados podem afetar a demanda também. Se você precisa de um carro novo, o preço de um Honda pode afetar sua demanda por um Ford. Finalmente, o tamanho ou a composição da população podem afetar a demanda.

Será que as expectativas sobre o preço futuro afetam a demanda?

Mudanças nas expectativas sobre preços futuros ou outros fatores que afetam a demanda. Enquanto é claro que o preço de um bem afeta a quantidade demandada, também é verdade que as expectativas sobre o preço futuro—ou expectativas sobre gostos e preferências, renda, e assim por diante—podem afetar a demanda.

Qual a diferença entre demanda e preço?

Deve ser de um bem com demanda inelástica em relação ao preço. Mas para podermos afirmar se uma demanda é elástica ou inelástica em relação ao preço, precisamos aprender, finalmente, a calcular a elasticidade-preço da demanda. No nosso exemplo, a variação do preço foi de 67\% e a variação da quantidade demanda foi de -10\%.