O que a taxa Selic influencia no financiamento imobiliario?

O que a taxa Selic influencia no financiamento imobiliário?

Com o aumento da taxa Selic, ainda que com a redução dos preços dos imóveis, haverá também um reajuste no valor do financiamento imobiliário. Por exemplo, em um contrato indexado à Selic, se a taxa subir de 10\% para 12\%, a taxa de financiamento acompanhará esse movimento, aumentando o custo das prestações do imóvel.

Como a inflação afeta o mercado imobiliário?

Com a inflação acumulada tendo batido a casa dos dois dígitos em 2021, o financiamento também sente. Isso também aumenta o custo de operações de crédito como empréstimos e financiamentos. Para quem financia um imóvel, quem mais sente esse baque é quem vinculou as parcelas do financiamento imobiliário ao IPCA.

Como a TR influencia as prestações do financiamento imobiliário?

“A escolha pela TR te leva a parcelas com juros mais altos, e isso leva a parcelas mais altas no começo do contrato, como os financiamentos seguem regras, aonde não se pode comprometer mais que 30\% da renda, esta opção pode ser preocupante na aprovação do crédito.

LEIA TAMBÉM:   Qual a importancia do conhecimento da legislacao trabalhista para minha formacao academica?

Por que a taxa de juros do crédito imobiliário continua na mínima histórica?

Primeiro porque as taxas de juros do crédito imobiliário continuam na mínima histórica, a partir de 6,25\% ao ano, nas linhas com correção monetária pela Taxa Referencial (TR), hoje zerada. Segundo porque o mercado imobiliário, que vinha estagnado há quase quatro anos está em rota de aquecimento, e isso tende a elevar o preço dos imóveis.

Qual a duração do crédito imobiliário?

O crédito imobiliário é uma modalidade de longo prazo, em que os contratos demoram até 35 anos para terminar. Por isso, as instituições avaliam não só a taxa de juros do momento da concessão, mas como esses juros devem se comportar mais para frente.

Qual a tendência para comprar um imóvel em até 12 meses?

Também de acordo com o Data FipeZap, a intenção de comprar um imóvel em até 12 meses chegou a atingir um recordo no terceiro trimestre do ano passado, subindo 48\%. Com a Selic subindo, a tendência é de que os investimentos tenham uma rentabilidade um pouco melhor, principalmente a renda fixa.

LEIA TAMBÉM:   Quais sobrenomes tem direito a cidadania espanhola?

Como você pode financiar um imóvel?

Se você pensa em financiar um imóvel, faça uma simulação gratuita do valor das parcelas e dos juros que você pagaria. “Aumentos da Selic tem o potencial de impactar as taxas cobradas nos empréstimos imobiliários, piorar as condições de crédito e alterar negativamente a atratividade do setor para investimentos.