O que a dislexia afeta?

A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. O cérebro, por razões ainda não muito bem esclarecidas, tem dificuldade para encadear as letras e formar as palavras, e não relaciona direito os sons às sílabas formadas.

Como a dislexia afeta a aprendizagem?

As crianças portadoras de dislexia normalmente apresentam um quadro onde está presente a dificuldade na aprendizagem, entretanto, em contrapartida, desenvolvem outras habilidades. Podem solucionar simples problemas, e, em outras situações, apresentam dificuldades ao realizar tarefas de resoluções bastante óbvias.

Como é descoberto a dislexia?

A dislexia foi relatada pela primeira vez em 1896, pelo médico inglês W. Pierce Morgan, que descreveu Percy F., um jovem aluno que era brilhante em todos os aspectos, exceto por sua incapacidade de ler. Atualmente, mais de um século depois, continuamos a encontrar crianças brilhantes que se esforçam para ler.

LEIA TAMBÉM:   Qual o sabor de mussarela de bufala?

Qual a diferença de dislexia e disgrafia?

Dislexia é uma incapacidade específica de aprendizagem, de origem neurobiológica. Disgrafia é uma incapacidade específica de aprendizagem caracterizada por dificuldades em escrever as letras manuscritas de forma legível e correta. Esta dificuldade pode existir, ou não, num quadro de dislexia e disortografia.

Como fazer o objetivo específico de dislexia?

Como objetivos específicos: conceituar a dislexia; analisar as consequências da dislexia na vida escolar e na sociedade; identificar as possibilidades de uma intervenção precoce; apontar métodos que possibilitam a aprendizagem do disléxico.

Quando é diagnosticado a dislexia?

Apesar de ser recomendado que diagnóstico seja feito após o final do oitavo ano de vida, os pais devem ficar atentos ao desenvolvimento dos filhos a partir dos 2 anos e meio, fase em que alguns sinais já podem indicar o transtorno.

Qual a diferença de dislexia e discalculia?

A discalculia usualmente se refere a uma desordem de habilidades matemáticas em crianças de inteligência normal. A dislexia interfere no aprendizado da leitura, a discalculia gera dificuldades com números, e a disortografia causa problemas com a escrita.