O que a cintilografia do miocardio mostra?

O que a cintilografia do miocárdio mostra?

A cintilografia do miocárdio é um exame que tem finalidade de avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias que nutrem o músculo cardíaco, detectando possíveis falhas na irrigação de determinadas regiões do coração.

O que é angina atípica?

Angina de Prinzmetal (angina variante) A angina de Prinzmetal, também chamada de angina variante, é uma forma atípica de dor no peito que ocorre em cerca de 2\% dos pacientes com isquemia cardíaca.

Para que serve o exame de cintilografia óssea?

Para que serve o Exame Cintilografia Óssea (Corpo Total)? A Cintilografia Óssea (Corpo Total) serve para diagnóstico de doenças relacionadas à saúde do esqueleto, de fraturas, de osteonecrose e artrite, bem como de metástases, pela presença de tumores no esqueleto, consequência de cânceres em outros órgãos.

Quais os riscos do exame de cintilografia do miocárdio?

LEIA TAMBÉM:   Qual e a classificacao do quadrado?

Os riscos da cintilografia do miocárdio, normalmente acontecem na cintilografia do miocárdio com estresse farmacológico por causa dos efeitos colaterais do medicamento, que podem ser:

  • Sensação de calor na cabeça;
  • Dor no peito;
  • Enxaqueca;
  • Tonturas;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Falta de ar;
  • Enjôos.

Como é feito o exame de cintilografia?

É um exame de imagem da medicina nuclear que utiliza doses mínimas de substâncias radioativas no diagnóstico de diversas patologias. O exame é realizado através de aplicação intravenosa ou oral de radiofármaco no paciente.

O que é uma angina estável?

“Síndrome clínica caracterizada por dor ou desconforto em tórax, epigástrio, mandíbula, ombro, dorso ou membros superiores, desencadeada ou agravada com atividade física ou estresse emocional, com duração de 30” a 15′, atenuada pelo repouso e/ou nitrato, cujas características não se alteram no período de 2 meses.”

Qual a função da angina?

A angina de peito é um desconforto ou dor no peito que ocorre quando sangue rico em oxigénio não chega em quantidade suficiente às células musculares do coração. Não é uma doença mas sim um sintoma de uma condição mais grave, normalmente uma doença coronária.