Em que consiste o chamado melhoramento genetico em plantas e animais?

Em que consiste o chamado melhoramento genético em plantas e animais?

O melhoramento genético nada mais é do que uma ciência utilizada em plantas e animais para a obtenção de indivíduos ou populações com características específicas. Ou seja, é a seleção ou alteração intencional do material genético de seres vivos, visando o desenvolvimento de características desejáveis.

Qual a necessidade do melhoramento genético em plantas e animais?

O Melhoramento Genético de plantas e animais, cujos fundamentos ou bases científicas estão na Biologia, uma das chamadas ciências da natureza, é de significativa importância socioeconômica por seus efeitos no aumento da produtividade, na melhoria da qualidade, no controle de doenças e pragas etc., de diversos …

Como o melhoramento genético de plantas e animais têm impactado a qualidade dessas espécies?

De modo geral, o melhoramento genético de plantas é capaz de aumentar a produção de alimentos sem ampliar a área plantada, e assim atender a demanda de alimentos gerada pelo aumento da população. Além disso, também pode proporcionar melhor adaptação as mudanças climáticas e a diferentes regiões de plantios.

LEIA TAMBÉM:   O que fazer para retocar a raiz?

Quais os objetivos do melhoramento genético em animais?

O objetivo do melhoramento genético animal é aumentar a freqüência de combinações gênicas favoráveis a um conjunto de características relacionadas a um dado sistema de produção, tendo como conseqüência o incremento da eficiência econômica, que é determinado, em parte, pela ênfase relativa das características incluídas …

Por que a meiose é importante para a genética e o melhoramento de plantas?

Já a meiose é importante no estudo da reprodução em plantas, pois é nela que ocorre a recombinação genética, que se constitui na fonte primária da variabilidade genética que sem ela não seria possível a ocorrência de adaptações e evolução nas espécies que garante a sua perpetuação.