Em quais situacões uma operacao financeira ativa deve ser contabilizada pelo custo amortizado?

Em quais situações uma operação financeira ativa deve ser contabilizada pelo custo amortizado?

O ativo financeiro deve ser mensurado ao custo amortizado se ambas as seguintes condições forem atendidas: os termos contratuais do ativo financeiro derem origem, em datas especificadas, a fluxos de caixa que constituam, exclusivamente, pagamentos de principal e juros sobre o valor do principal em aberto.

Como se contabiliza a compra de ações?

(5) A contabilização da aquisição deverá ser feita tomando por base o valor efetivamente pago pela companhia (custo de aquisição), não importando o valor nominal, valor patrimonial ou o valor de cotação no mercado das ações.

Quando se deve reconhecer um instrumento financeiro ao custo e quando se deve Reconhecê-lo ao valor justo?

Quando um ativo financeiro ou um passivo financeiro é inicialmente reconhecido, a entidade deve mensurá-lo pelo seu valor justo acrescido, no caso de ativo financeiro ou passivo financeiro não reconhecido ao valor justo por meio do resultado, dos custos de transação que sejam diretamente atribuíveis à aquisição ou …

LEIA TAMBÉM:   O que e uma associacao de pais e professores?

Quais são os tipos de opções de ações?

Neste tipo de mercado existem basicamente dois tipos de opções de ações: as opções de compra e as opções de venda. Normalmente, os contratos de compra são utilizados quando se espera que uma determinada ação sofra alguma valorização. Já os contratos de venda são mais utilizados quando a expectativa é de queda do mercado.

Por que o prejuízo em ações pode ser utilizado para deduzir lucro de ações?

Para finalizar, apenas um alerta: prejuízo em ações pode ser utilizado para deduzir lucro de opções e vice-versa, desde que seja a mesma espécie de operação (comum ou day-trade). Parabéns pelo excelente conteudo.

Como são contabilizados os juros incorridos?

Desta forma, os juros incorridos são contabilizados desde a data da aplicação ou da última atualização até a data do balanço ou balancete. Fundamentação: Resolução CFC nº 750/1993.

Qual a diferença entre a compra e a venda da opção?

Se recomprar a opção antes da data de vencimento, o lucro ou prejuízo vai ser a diferença entre a compra e venda da opção. Se deixar virar pó, o teu lucro será o prêmio recebido no momento do lançamento da opção. Se exercer, o resultado será (preço de exercício – preço de aquisição do mercado à vista) x quantidade.