E verdade que o Acre foi trocado por um cavalo?

É verdade que o Acre foi trocado por um cavalo?

Não. A versão mais aceita é a de que o Brasil propôs um negócio um pouco menos absurdo para a Bolívia: cedeu terras, prometeu construir uma estrada e pagou uma grana em troca do Acre. Para enfeitar a história, há o detalhe este pacotão de “presentes” incluiria dois cavalos.

Qual Estado foi trocado por cavalo?

Estado do Acre
O presidente boliviano, Evo Morales, lamentou que o Estado do Acre, pertencente à Bolívia até 1903, tenha sido “trocado por um cavalo” pelo Brasil. Apresentada como um exemplo de espoliação da Bolívia, sua queixa provocou entre os jornalistas risos e pedidos de explicação.

Quanto custou o Acre para o Brasil?

Ocupado por seringueiros brasileiros, em sua maioria nordestinos, no século 19 o Acre acabou se tornando legalmente brasileiro após uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas à Bolívia e de 110 mil libras esterlinas ao arrendatário da área, o grupo anglo-americano The Bolivian Syndicate.

Por que compraram o Acre?

A Bolívia cedeu o território do Acre, que pertencia a ela desde 1867, para o Brasil. Tendo em vista a riqueza do local, que era uma das áreas com maior capacidade de produção de látex, os brasileiros começaram a se apropriar do terreno. Era o auge do Ciclo da Borracha, e as seringueiras da região valiam muito dinheiro.

LEIA TAMBÉM:   Como saber o meu Niss?

Porque a Bolívia vendeu o Acre?

Esse contrato foi motivado pela incapacidade do governo da Bolívia ocupar o atual território do Acre ante à crescente invasão do seu território por brasileiros.

Porque o Acre foi comprado?

Para que o Brasil comprou o Acre?

Recebe o nome de Tratado de Petrópolis o documento firmado entre a Bolívia e o Brasil a 17 de novembro de 1903. Assinado naquela cidade do estado do Rio de Janeiro, este tratado tornou oficial a anexação do atual estado do Acre ao território brasileiro.

Por que o Acre foi comprado?

O Brasil arrematou o Acre da Bolívia em 1903 por uma merreca de 2 milhões (R$ 1,2 bilhão em valores atualizados), para explorar borracha por lá. Como a opção era uma guerra que a Bolívia perderia, eles toparam.

De quem compramos o Acre?

Em novembro de 1903, Rio Branco e o plenipotenciário Assis Brasil assinaram com os representantes da Bolívia o Tratado de Petrópolis, pelo qual o Brasil adquiriu o Acre por compra (dois milhões de libras esterlinas, ou 36 268 contos e 870 mil-réis em moeda e câmbio da época), e cedeu uma pequena faixa do então …