É um hífen?

O hífen é um sinal gráfico de pontuação do tipo diacrítico, usado para: Ligar os elementos de palavras compostas (couve‐flor; ex‐presidente) Unir pronomes átonos a verbos (ofereceram‐me; vê‐lo‐ei).

Como saber se a palavra tem hífen ou não?

# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, – vice” usa-se o hífen.

O que é junção de duas palavras?

No estudo da Língua Portuguesa, a aglutinação se refere a um processo de formação de palavras. Nesse processo de composição, ocorre a junção de duas ou mais palavras que dão origem a um novo termo. Confira alguns exemplos de aglutinação: água + ardente = aguardente.

LEIA TAMBÉM:   O que da mais sono calor ou frio?

Quais são as palavras com hífen?

Exemplos com hífen – segunda palavra começa com a mesma letra

  • micro-organismo;
  • micro-ondas;
  • contra-ataque;
  • contra-atacante;
  • anti-inflamatório;
  • sobre-exaltar;
  • sobre-erguer;
  • extra-amazônico;

Qual é o sinal de hífen?

Chamamos ‘hífen’ o sinal gráfico (-) que empregamos na língua portuguesa a fim de indicar a ligação entre palavras compostas ou aquelas que são derivadas por meio do processo morfológico conhecido como prefixação.

Qual é a função do hífen?

A função básica do hífen é criar novas palavras sejam compostas ou derivadas.

Tem hífen?

Use hífen quando a palavra seguinte começar com h ou com vogal igual à última do prefixo: anti-inflamatório, micro-ondas, auto-observação, anti-herói, anti-higiênico, super-homem, mini-hotel, neo-helênico, co-herdeiro, sobre-humano, pré-história, sub-hepático, auto-hipnose, neo-humanismo, semi-hospitalar, proto- …

O que é prefixo e sufixo exemplos?

Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)

LEIA TAMBÉM:   Qual a melhor cachoeira?

Quando tem hífen?

Emprega-se o hífen nos vocábulos em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal igual. Exceção: Nos prefixos átonos (não possuem acento) co-, pre-, re– e pro-, não se usa o hífen: coordenar, reescrever, propor, preestabelecer.

Para que se usa o hífen?

O hífen é um sinal gráfico cujas funções estão associadas a uma infinidade de ocorrências linguísticas, Entre essas funções, podemos citar: ligar palavras compostas; fazer a junção entre pronomes oblíquos e algumas formas verbais; separar as sílabas de um dado vocábulo; ligar algumas palavras precedidas de prefixos etc …