E um exame ginecologico de citologia cervical realizado como prevencao ao cancer do colo do utero sendo um procedimento privativo do Enfermeiro medico?

É um exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero sendo um procedimento privativo do Enfermeiro médico?

O preventivo (Papanicolau) é realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolau” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolau, que criou o método no início do século.

Qual a importância da coleta de citologia oncótica realizada pelo Enfermeiro?

Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.

LEIA TAMBÉM:   Tem como reduzir o tamanho do estômago naturalmente?

Qual profissional faz o preventivo?

O médico ginecologista examina a parte exterior da vagina da paciente e observa se há algum corrimento ou anormalidade, logo após, introduz um espéculo vaginal (também conhecido como bico de pato) na vagina, para que seja possível a visualização do colo do útero.

Qual o papel do enfermeiro na prevenção do câncer do colo do útero?

Conclui-se que o enfermeiro tem papel importante nas ações de promoção da saúde e de prevenção do câncer do colo do útero pela atuação diretamente junto às usuárias, realizando o preparo, a coleta do material para o exame e o acompanhamento das mesmas na Unidade Básica de Saúde.

Quais as medidas preventivas para o câncer de colo de útero que a enfermeira poderia orientar essa adolescente?

Como Prevenir o Câncer de Colo do Útero

  • Tomar vacina contra o HPV. Existem vacinas disponíveis que podem proteger os jovens contra determinadas infecções pelo HPV.
  • Evitar a exposição ao HPV.
  • Usar preservativo.
  • Não fumar.

Quem pode colher o Papanicolau?

Art. 1° No âmbito da equipe de Enfermagem, a coleta de material para colpocitologia oncótica pelo método de Papanicolau é privativa do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão.

LEIA TAMBÉM:   Quais as dores que a gastrite causa?

Quem não pode fazer preventivo?

O exame só pode ser indicado para mulheres que já tenham iniciado sua vida sexual. Não há contra-indicações severas para realizar o exame de Papanicolau. Em caso de gravidez, é recomendado o exame apenas até o quarto mês de gestação e não causa nenhum mal ao útero ou ao bebê.

Quais os principais cuidados de Enfermagem antes e durante o exame Papanicolau?

– Não fazer uso de medicação com cremes vaginais ou duchas intravaginais de 24 a 48 horas que precedem o dia da coleta: essa recomendação é necessária para evitar que o conteúdo vaginal e outros elementos vaginais e do colo uterino sejam alterados ou retirados por cremes ou duchas, o que dificultaria ou impediria o …

Quais as precauções para fazer o Papanicolau?

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.

LEIA TAMBÉM:   Como fazer layout de espaco?

Quando deve ser realizado o papanicolau?

O Papanicolau deve ser realizado entre o décimo e o vigésimo dia depois do primeiro dia de menstruação. O exame é realizado com a paciente em posição ginecológica, com as duas pernas separadas e apoiadas em suportes.

Qual é o nome do exame Papanicolaou?

Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.

Como o Papanicolau pode diagnosticar câncer de colo de útero?

O exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero. O exame de Papanicolau também pode diagnosticar outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia e entre outras.