E possivel reverter um linfedema crônico?

É possível reverter um linfedema crônico?

Linfedema tem cura? Não é possível curar o linfedema porque o resultado do tratamento não é definitivo, havendo necessidade de um outro período de tratamento. Contudo, o tratamento pode reduzir o inchaço de forma significativa, sendo recomendado o tratamento clínico e fisioterapêutico por aproximadamente 3 a 6 meses.

Como podemos classificar o linfedema nos pacientes quais as modalidades de tratamento comumente aplicadas?

O linfedema pode ser estadiado utilizando a Classificação da Sociedade Internacional de Linfologia recorrendo, para tal, a dois critérios: consistência da pele (que avalia o grau de fibrose do tecido subcutâneo) e ocorrência ou não de redução do linfedema após 24 horas de elevação do membro afetado3,6.

Quando ocorre o linfedema crônico?

Com o retorno da circulação normal da linfa, o inchaço tende a desaparecer. O linfedema crônico ocorre quando as alterações do sistema linfático já não satisfazem as necessidades do corpo em relação à drenagem da linfa, podendo ocorrer logo após a cirurgia ou radioterapia, ou meses ou anos após o tratamento do câncer.

LEIA TAMBÉM:   Em qual setor da economia esta a mineracao?

Como se desenvolve o linfedema agudo?

O linfedema agudo desenvolve-se geralmente alguns dias ou semanas após a radioterapia ou cirurgia e dura menos de seis meses. Com o retorno da circulação normal da linfa, o inchaço tende a desaparecer.

Quando o linfedema começa?

As pessoas afetadas pelo linfedema podem não desenvolver sintomas imediatos. Por vezes, os sintomas ocorrem apenas 15 ou mais anos após uma lesão no sistema linfático. Anéis ou sapatos apertados.

Como curar o linfedema crônico?

Não há cura para o linfedema crônico, no entanto, existem maneiras de controlá-lo. O linfedema pode ser diagnosticado pela observação dos sintomas. No entanto, alguns exames podem ser necessários não só para confirmar o diagnóstico, como também planejar o tratamento: