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É possível haver prejuízo fiscal ainda que a pessoa jurídica apure lucro contábil explique o caso que pode ocorrer?
O fato da pessoa jurídica gerar um prejuízo contábil em determinado período não significa que também haverá prejuízo fiscal, pois tal prejuízo contábil pode ter sido gerado a partir do pagamento de despesas particulares dos sócios ou diretores, o que são consideradas despesas não dedutíveis e no momento de sua exclusão …
Pode haver prejuízo contábil e ao mesmo tempo lucro fiscal?
Uma empresa, mesmo apurando resultado contábil negativo, pode ficar sujeita ao cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro, uma vez que, efetuando os ajustes de adições e exclusões a este resultado, o mesmo pode converter-se em resultado positivo para efeitos fiscais.
Qual o resultado de uma margem de lucro negativo?
Às vezes, uma margem de lucro líquido negativo é o resultado da pura escassez de vendas. A receita pode variar de um período para período, mas muitos de seus custos operacionais permanecem os mesmos. Isso significa que as vendas não vão gerar renda suficiente para pagar o aluguel do prédio, a eletricidade e assim por diante.
Qual é a margem de lucro líquido?
A margem de lucro líquido começa — sem surpresa — com o lucro líquido, ou seja, a quantidade de dinheiro que sobra depois de subtrair todas as despesas da sua receita. Para gerar a margem de lucro, você compara esse número com as vendas líquidas, o faturamento, ao longo do período.
Qual o erro de se focalizar somente no preço e não na margem bruta?
Muitos empresários cometem o erro de se focalizar somente no valor adicionado ao custo para estabelecer o preço e não na margem bruta, na diferença entre o preço de venda e o de custo. Embora possa parecer que essas duas coisas são equivalentes, elas mostram na verdade duas situações diferentes.
Como gerar a margem de lucro?
Para gerar a margem de lucro, você compara esse número com as vendas líquidas, o faturamento, ao longo do período. Você pode expressar essa margem como a razão (relação comparativa) ou dividir o lucro líquido pelas vendas líquidas para obter uma porcentagem.