E possivel doar parte da heranca?

É possível doar parte da herança?

Assim sendo, o seu pai poderá doar a parte dele limitada a 50\% do patrimônio e, caso a doação ultrapasse esse limite, ele poderá ser questionado posteriormente. Quanto a essa parte, o seu pai poderá doá-la a quem quer que seja. É o que se chama “parte disponível” do patrimônio, composta de 50\% do que se possui.

Quanto posso doar em vida?

Assim, quem possui herdeiros necessários não pode doar todos os seus bens em vida, mesmo para realizar a partilha em vida. Havendo herdeiros necessários, o doador só poderá doar 50\% do seu patrimônio. A outra metade é legalmente reservada aos herdeiros, sob pena da doação ser considerada uma doação inoficiosa.

Como passar minha parte da herança?

Para transferir a parte da herança, também chamada de quinhão hereditário, é preciso confeccionar um instrumento denominado cessão de direitos hereditários. A cessão de direitos hereditários só pode ser feita por escritura pública[3]. Assim, não é válido[4] o negócio se feito por contrato particular.

LEIA TAMBÉM:   Quais as principais dificuldades encontradas pelo profissionais de saude nos cuidados paliativos?

Posso alugar um carro de vez em quando?

Alugar um carro: se você só tem a necessidade de usar o carro de vez em quando, para viagens de fim de semana, por exemplo, talvez o aluguel seja melhor. Com essas informações, você pode avaliar se no seu caso vale a pena ter um carro. Temos também 10 dicas para controlar as finanças.

Como diminuir os custos de ter um carro gratuito?

Outra situação que pode diminuir os gastos de ter um carro é contar com estacionamento gratuito. É comum em grandes cidades que o preço para deixar o carro parado durante o dia de trabalho sai por mais de R$ 300 por mês. Então, quem tem estacionamento gratuito tem um alívio nos custos.

Qual a melhor alternativa para o dono do carro?

A concorrência faz o preço ser competitivo e, com frequência, eles oferecem promoções. Você pode checar o valor médio do seu percurso mais comum e comparar com o seu gasto se fosse com um carro próprio. Carona: essa é outra alternativa que pode ser interessante tanto para o dono do carro, como o passageiro.