E possivel a exclusao do condômino considerado antissocial?

É possível a exclusão do condômino considerado antissocial?

Para ser considerado antissocial, o condômino deve, de forma reiterada, praticar condutas que dificultem a vida em condomínio. O comportamento antissocial, bem como as punições ao condômino estão previstas no Código Civil. Entretanto, existe a possibilidade de expulsão do condômino antissocial do condomínio.

O que é vizinho antissocial?

É o condômino que gera incompatibilidade de convivência com os demais condôminos ou possuidores, prejudicando ou colocando em risco os demais condôminos. É preciso que o ato praticado por ele, além de causar mal-estar ou constrangimento aos demais, não seja isolado, mas repetido diversas vezes.

LEIA TAMBÉM:   O que estudar para passar no Enem em Medicina Veterinaria?

O que fazer com condômino antissocial?

O condômino ou possuidor que, por seu reiterado comportamento antissocial gerar incompatibilidade de convivência com os demais condôminos ou possuidores, poderá ser constrangido a pagar correspondente ao décuplo do valor atribuído à contribuição para as despesas condominiais, até ulterior deliberação da assembleia ou …

Como expulsar vizinho do condomínio?

Condomínio não pode expulsar moradora por comportamento antissocial. Ainda que o direito à propriedade esteja limitado em sua função social, devendo o condômino observar regras mínimas de bom comportamento e convívio, a medida de expulsão não encontra amparo legal.

É possível a exclusão do condômino considerado antissocial seria uma forma de desapropriação ou expropriação explique?

Respondemos que não. Afinal, o condômino excluído não sofre uma desapropriação, tão somente perde o direito ao uso do imóvel, permanecendo com os outros poderes inerentes à propriedade (fruição, disposição e reivindicação).

É possível a exclusão de um condômino nocivo ao condomínio?

1.337 do Código Civil não preveja expressamente a possibilidade de exclusão do condômino nocivo, a própria legislação processual estabelece que o juiz poderá assegurar o resultado prático equivalente, utilizar-se de medidas que visem impedir o réu da prática de atividades nocivas (art.

LEIA TAMBÉM:   Qual a diferenca entre cavalo e garanhao?

Qual o significado de uma pessoa antissocial?

Pessoas com o Transtorno da Personalidade Antissocial são mentirosas, manipuladoras, impulsivas, irresponsáveis e até violentas. Desrespeitam e violam os direitos dos outros e não sentem remorso por isso, além de terem dificuldade para seguir planos e normas.

O que é conduta antissocial condomínio?

Comportamentos incompatíveis com o convívio em condomínio e que causem distúrbios à tranquilidade de outros condôminos podem ser enquadrados no que o Código Civil brasileiro define como comportamento antissocial e são passíveis de punição.

Como é possível juridicamente a expulsão de condômino por conduta antissocial?

A justiça determina que morador com conduta antissocial deverá sair de condomínio. Segunda corrente – entende de forma sucinta, pela possibilidade de exclusão do condômino antissocial, em respeito do princípio da função social da propriedade, no qual o direito do coletivo se sobrepõe ao direito individual.

Quando posso processar o condomínio?

Processo contra síndico de condomínio são cabíveis apenas quando há provas de que o gestor agiu de má-fé e cometeu atos ilícitos durante a sua gestão. Por ser tratar de um assunto tão sério, elaboramos esse artigo que reúne informações sobre quais são as possibilidades de uma ação contra síndico de condomínio.

LEIA TAMBÉM:   O que e bom para penicilina?

Pode expulsar vizinho?

“De acordo com o novo Código Civil, a expulsão do condômino indesejado pode se dar indiretamente, por meio da aplicação de multa, que acaba tornando inviável a permanência no condomínio”, afirma o advogado Paulo Campos, de São Paulo.

O que é a desapropriação indireta?

Esta é a chamada desapropriação indireta. A Administração Pública “não” desapropria o bem, mas restringe o proprietário do seu direito de propriedade. Assim, a desapropriação indireta é o apossamento de bem de particular pelo poder público sem a correta observância dos requisitos da declaração e indenização prévia.

É possível juridicamente o condomínio ou algum vizinho expulsar um condômino que é antissocial?

Pode alguém ser expulso de seu condomínio?

Caso o síndico seja condômino ou morador do condomínio, ele poderá ser expulso sim. Novamente, a expulsão só poderá acontecer mediante decisão judicial. E a expulsão do síndico morador é diferente da sua remoção do cargo. A remoção do síndico acontece somente pela destituição.

Qual a sanção cabível em relação ao condômino nocivo?

1337, Parágrafo Único do Código Civil. Para nós, desde que o condômino nocivo apresente mais de uma vez o comportamento anti-social ele estará sujeito à penalidade acima prevista. O síndico poderá aplicar a multa de dez vezes o valor da cota condominial nesse particular.

Como expulsar um morador de um condomínio?

O que pode existir é uma interpretação judicial que permita a expulsão. Ou seja, o condomínio – e o síndico, como representante legal da comunidade – deverá entrar na justiça com o pedido de expulsão e provar que essa medida é necessária. O condômino terá o direito de se defender.