E necessario contrato de corretagem?

É necessário contrato de corretagem?

Por ter suas características jurídicas previstas nos artigos 722 a 729 do Código Civil, o contrato de corretagem é classificado como típico. 725, CC/02. Já o corretor se obriga a realizar negócios. Ainda vale dizer que o contrato de corretagem é informal, pois não há uma forma específica de ser realizado.

O que é o serviço de corretagem?

A corretagem, de acordo com o Código Civil, é aquela em que “uma pessoa, não ligada a outra em virtude de mandato, de prestação de serviços ou por qualquer relação de independência, obriga-se a obter para a segunda um ou mais negócios, conforme instruções recebidas”.

Por que o contrato de corretagem é considerado um contrato de resultado?

Para que seja considerada corretagem, a intermediação deve ser a atividade preponderante no contrato e na respectiva conduta contratual das partes. Nesse sentido, se não for concretizada a operação a comissão será indevida, por se tratar a intermediação de contrato de resultado.

LEIA TAMBÉM:   E feita por meio de adicao de cloro a agua?

Quais os tipos de corretagem?

Tipos de taxa de corretagem

  • Corretagem fixa. Neste modelo, o cliente paga um valor fixo de corretagem, independentemente do montante da operação.
  • Corretagem variável.
  • Contratos futuros.
  • Ações.
  • ISS/Pis/Cofins.
  • Taxa de custódia.
  • Emolumentos.
  • Taxa de Registro.

Qual a principal diferença entre a contrato de comissão e o de corretagem?

A comissão distingue-se, ainda da corretagem em que o comissário age nomine suo, ao passo que o corretor passa obrigatoriamente o contrato ao principal interessado, limitando-se a aproximar as partes. …

Quanto ao contrato de corretagem considere?

Segundo a própria definição do Código Civil (art. 722), “pelo contrato de corretagem, uma pessoa, não ligada a outra em virtude de mandato, de prestação de serviços ou por qualquer relação de dependência, obriga-se a obter para a segunda um ou mais negócios, conforme as instruções recebidas”.

Como deve ser a remuneração do corretor de imóveis no contrato de corretagem mercantil?

726. Iniciado e concluído o negócio diretamente entre as partes, nenhuma remuneração será devida ao corretor; mas se, por escrito, for ajustada a corretagem com exclusividade, terá o corretor direito à remuneração integral, ainda que realizado o negócio sem a sua mediação, salvo se comprovada sua inércia ou ociosidade.