E correto dizer eu vi ela?

É correto dizer eu vi ela?

A dúvida é: Eu vi ela ou a vi? A resposta é: Eu a vi. No caso específico da frase “Eu vi ela”, o problema é que, além do cacófato (=vi ela), temos um pronome mal empregado: ELE(S) e ELA(S) são pronomes pessoais do caso reto e só podem ser usados na função de sujeito.

Qual é o certo Sentindo-se ou se sentindo?

sentir

eu sinto
ele, ela, você sente
nós sentimos
vós sentis
eles, elas, vocês sentem

Foi ela que fez ou foi ela quem fez?

O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso? Fui eu. Observe que o verbo “fiz” concorda com o sujeito anterior “eu”.

LEIA TAMBÉM:   Como e o emocional de uma gravida?

Foi eu quem fez ou fui eu que fiz?

Fui eu quem fez a caixa. Foste tu quem fez a caixa. Fomos nós quem fez a caixa. Assim sendo, podemos concluir que a forma “fui eu quem fiz” é incorreta.

O que quer dizer eu vi?

Vi vem do verbo ver. O mesmo que: assisti, fitei, mirei, observei, olhei, presenciei, testemunhei, enxerguei, avistei.

Quando eu vi ou vir?

pessoa do singular do futuro do subjuntivo, é igual ao infinitivo do verbo vir. Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”.

Como se escreve Reunimo nos?

NOS REUNIMOS ou REUNIMO-NOS ontem com o diretor? Segundo a sintaxe portuguesa, não devemos usar o pronome átono no início da frase, embora seja muito comum no Brasil: O certo é “REUNIMO-NOS ontem com o diretor”.

Como sabe se ou como se sabe?

A forma correta de escrita é sabe-se de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com hífen. Sabe-se é uma conjugação pronominal (acompanhado do pronome oblíquo “se”) do verbo saber – neste caso, no presente do indicativo.

LEIA TAMBÉM:   Quando a Bolsa de Valores abre em 2021?

Foi ela que ou foi ela quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

E você que ou é você quem?

Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.

Qual a diferença de FOI e fui?

A expressão foi eu está errada. Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1. ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo. A forma verbal foi também existe e está correta, mas indica a 3.

Foi quem ou foi que?