Deve ser escriturado em ordem cronologica de escrituracao?

Deve ser escriturado em ordem cronológica de escrituração?

A escrituração deve ser individualizada, obedecendo a ordem cronológica das operações (Art. 259, do RIR/99).

Como contabilizar tributos?

Os tributos e contribuições são dedutíveis, na determinação do lucro real, segundo o regime de competência. O ISS, ICMS, PIS, COFINS, IPI, INSS, FGTS, IPTU, dentre outros devem ser contabilizados segundo o regime de competência, mesmo que não pagos, sendo dedutíveis para fins de apuração do IRPJ e da CSSL.

Como contabilizar compensação de impostos?

Contabilmente, os valores passíveis de compensação devem ser controlados em conta do Ativo Circulante (AC) do Balanço Patrimonial (BP) da empresa (“Tributos e Contribuições Sociais a Compensar (AC)”, por exemplo), com a correspondente atualização (Taxa Selic), de acordo com a legislação de regência.

Quais são os lançamentos no livro Diário?

Lançamentos no Livro Diário Lançamento é o meio pelo qual se processa a escrituração contábil, ou seja, é a forma de se efetuar o lançamento contábil no livro Diário. Este lançamento é feito a partir de operações. Quando debitar e quando creditar?

LEIA TAMBÉM:   Quem confia tem medo?

Qual o preenchimento do livro Diário?

Seu preenchimento é obrigatório por lei e os fatos contábeis precisam ser registrados em partidas dobradas, uma vez que os totais débito e crédito devem sempre ser iguais. É parte da responsabilidade do contador manter os lançamentos contábeis no Livro Diário atualizados e sem erros.

Como fazer o livro diário impresso ou digital?

Livro Diário: impresso ou digital? Conforme o Decreto-Lei 486 e regulamentado pelo Decreto-Lei 64.567, para saber como fazer o Livro Diário é preciso seguir as Normas Brasileiras de Contabilidade. O livro pode ser tanto digital quanto impresso, porém ambas as versões precisam utilizar a moeda corrente do país, além do idioma local.

Como funciona o livro Diário contábil digital?

O Livro Diário contábil digital também precisa ter os termos de abertura e de encerramento, além de seguir a ordem cronológica dos lançamentos. Porém, a versão digital tende a ser mais prática, já que se integra ao sistema de lançamentos e o processo é feito de forma automática.