De quem e a responsabilidade do drawback?

De quem é a responsabilidade do drawback?

O controle e definição das regras da legislação Drawback é de responsabilidade da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), agora dentro do Ministério da Economia e o sistema foi desenvolvido pela Serpro.

Como funciona o regime de drawback?

Drawback é um regime aduaneiro especial que consiste na suspensão ou isenção de tributos incidentes dos insumos importados e/ou nacionais vinculados a um produto a ser exportado. Ele foi criado em 1996 pelo Governo Federal com o objetivo de trazer facilidades para empresas que trabalham com comércio exterior.

Qual o documento de exportação?

Comprovante de exportação: é o documento emitido pela Receita Federal atestando que a mercadoria foi embarcada Conhecimento de transporte: depende da modalidade de transporte escolhida e significa que a mercadoria foi entregue para transporte pelo exportador. 6. Procedimentos administrativos

Qual a importância das exportações?

A importância das exportações. Resumo: Concordamos todos que exportar é importante porque amplia os mercados para a agricultura. Muitos alegam que as exportações se fazem às custas do nosso abastecimento, privando-nos de alimentos ou, então, encarecendo seus preços.

LEIA TAMBÉM:   Como lidar com o conhecimento previo do aluno?

Quais são os elementos fundamentais do imposto sobre exportação?

Análise de dois elementos fundamentais do Imposto sobre Exportação: sua base normativa e seu fato gerador. O sistema tributário nacional é tratado pela Constituição Federal em seus artigos 145 a 162.

Quais são os órgãos responsáveis pelos procedimentos da exportação?

No Brasil, os órgãos responsáveis pelos procedimentos administrativos da exportação são: Banco Central do Brasil (BACEN). É no Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) que a empresa exportadora registra suas operações que serão analisadas e geridas pelos órgãos acima.